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terça-feira, 8 de março de 2016

Brasileiros partem em busca de negócios com a China


CHIC encerra a agenda de eventos internacionais de outono-inverno apoiados pelo Brazilian Footwear



Onze marcas nacionais embarcam para Xangai, na China, para participar da Missão Comercial do Brazilian Footwear na CHIC - China International Fashion Fair. Marcada para ocorrer entre os dias 16 e 18 de março, a mostra apresenta as novidades de algumas das principais marcas de vestuário, acessórios e calçados do mundo e contará com a presença das brasileiras Democrata, Amazonas Sandals, Sapatoterapia, Rio Couture, Stéphanie Classic, Kidy, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Vizzano e Modare. A missão, que conta ainda com seminário preparatório e serviço de matchmaking, é uma promoção do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Mercado-alvo do Brazilian Footwear desde 2009, a China vem melhorando sua posição entre os principais compradores de calçados do Brasil. Em 2014, por exemplo, o Brasil respondeu por 2% das importações chinesas de calçados, enquanto em 2013 o percentual era de apenas 0,5%. “Nosso trabalho na China vem gerando ótimos resultados. Os volumes ainda são pequenos, mas crescem muito acima da média. Além disso, já podemos destacar alguns cases de sucesso em termos de inserção de marca no mercado, que é o principal objetivo do Programa”, destaca Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados.
Um dia antes da CHIC abrir as portas, o grupo de empresas verde-amarelas se reúne para o Seminário Preparatório que faz parte da Missão Comercial do Brazilian Footwear. Na oportunidade, os calçadistas participarão de um workshop ministrado pela consultora de mercado Li Xia. No primeiro momento da ação, Li Xia falará sobre estratégias de marca e como entrar no mercado chinês; diferença entre construção de marca na China e as transações comerciais de curto prazo; além do retorno de investimento para cada uma das estratégias adotadas. Após a apresentação, os participantes serão convidados a fazer um exercício sobre simulação de custos; posicionamento de marca na China de acordo com os competidores; e tipos de parcerias (gerenciamento de marca e franquias, fabricantes de calçados, e-commerce e provedor de serviço de e-commerce).

Além de ministrar o workshop, a consultora de mercado irá apresentar a agenda de matchmaking que será realizada durante os três dias da CHIC. Todos os compradores chineses foram identificados conforme o tipo e a necessidade de cada empresa brasileira, em um trabalho personalizado, visando, de fato, negócios potenciais para as marcas nacionais. Na edição de outubro do ano passado, as seis empresas que participaram da Missão na feira CHIC realizaram negócios – entre os fechados in loco e os alinhavados – na ordem de US$ 1,2 milhão. (Fonte: Abicalçados)

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