Páginas

sábado, 19 de março de 2016

“Um milagre fazer uma boa feira num ambiente desses”


Fimec reuniu quase 600 expositores entre os dias 15 e 17 de março, em Novo Hamburgo


“Um milagre fazer uma boa feira num ambiente desses”“Um milagre fazer uma boa feira num ambiente desses”“Um milagre fazer uma boa feira num ambiente desses”
A frase do diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam, resume o sentimento da participação na Fimec 2016. A feira, realizada entre os dias 15 e 17, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, reuniu 575 expositores da indústria de base para o setor coureiro-calçadista que apresentaram suas novidades em máquinas e insumos para mais de 35 mil visitantes, mais da metade deles estrangeiros, especialmente vindos da América Latina.
Na coletiva de imprensa para avaliação da mostra, executivos apoiadores do evento fizeram uma análise positiva. “Estamos muito satisfeitos com a feira, especialmente com o excelente resultado da Fábrica Conceito, iniciativa que chamou a atenção dos empresários”, avalia Luis Coelho, consultor responsável pela já tradicional iniciativa realizada na Fimec. Segundo ele, ao contrário de muitos prognósticos, os negócios aconteceram e grandes empresas visitaram a feira na busca de novas tecnologias que aliem produtividade e inovação na busca de melhor competitividade.
Para a superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimarães, a mostra teve como destaque o mercado externo. Com um câmbio favorável para as negociações com importadores, o Projeto Comprador realizado pela entidade com compradores do Equador, Colômbia e Argentina gerou mais de US$ 3 milhões. “Mais de 50% dos visitantes que nossos associados receberam eram estrangeiros, especialmente da Argentina”, avalia Ilse.
Marlos Schmidt, presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Couros e Calçados (Abrameq), engrossa o coro dos satisfeitos, especialmente com a visitação internacional. “Tivemos uma feira satisfatória não só na questão de negócios, mas também em relacionamento, que foi o tempo dedicado à apresentação das tecnologias, o que deve gerar negócios no futuro”, afirma o dirigente.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV), Marcelo Clark Alves, ressalta que conversas com expositores revelaram uma feira surpreendentemente satisfatória. “Nossa expectativa realmente não era boa devido ao recessivo, mas a Fimec demonstrou o comprometimento do empresariado para fugir de situações econômicas desfavoráveis”, comenta.

Visitas assertivas

“Além de um número positivo, tivemos uma visitação profissional e assertiva”. A opinião do presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), Paulo Griebeler, reflete um ambiente positivo no evento, que atraiu atenções e demonstrou, segundo ele, “que é hora de parar de reclamar e arregaçar as mangas”. Outro destaque na percepção do executivo foi a Fábrica Conceito, que produziu, in loco, ao longo dos três dias de Fimec, mais de 1,5 mil pares de calçados. “Tivemos a melhor das sete edições da Fábrica Conceito, com grande visitação e interesse por parte dos empresários calçadistas que buscavam, sobretudo, sistemas inovadores de controle de estoque, produtividade e sustentabilidade”, avalia Griebeler.

Produtividade

O presidente-executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fermando Bello, destaca a visitação, especialmente de importadores da América do Sul. “Os curtumes saíram entusiasmados com os resultados, especialmente com as negociações com importadores sul-americanos, grande parte provenientes da Argentina”, comenta o executivo, destacando ainda eventos paralelos que discutiram métodos para uma maior competitividade da cadeia coureiro-calçadista, caso do Meeting CICB de Produtividade, ocorrido no dia 16.

A próxima Fimec já está marcada para acontecer entre os dias 14 e 16 de março de 2017, na Fenac, em Novo Hamburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário