Páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

Emergências cardíacas e respiratórias são tema de capacitação na Saúde

Duas etapas da formação já foram concluídas
Foto: Talita Assis
O que fazer diante de uma emergência cardiológica ou respiratória? Em situações como esta os primeiros socorros são fundamentais para garantir as chances de que o paciente fique bem. Com o intuito em trazer ainda mais qualificação aos profissionais de saúde da rede e melhorar ainda mais o atendimento em Campo Bom, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo um ciclo de capacitações sobre urgências cardiológicas e respiratórias. Das três aulas previstas para o primeiro ciclo, duas já foram realizadas. A próxima ocorre dia 29. Elas são teóricas e práticas e ocorrem para turmas de dez alunos com duração de 12 horas cada (8 horas para emergências cardíacas e 4 horas para emergências respiratórias). As aulas ocorrem no Centro Administrativo Municipal.
Segundo Fábio Schwan, enfermeiro do Pronto Atendimento e ministrante das capacitações, quanto mais prática os profissionais tiverem, mais segurança terão, o que facilitará será o atendimento. “Algumas situações não ocorrem com tanta freqüência, por isto promovemos esta capacitação, pela qualidade e qualificação na hora do atendimento”, explicou. Na aula sobre cardiologia, foram abordados temas relacionados ao atendimento dentro de unidades e feitas simulações com equipamentos, tipos de materiais e  medicações.
A técnica de enfermagem Ionara Patrícia Medeiros Graeff, 43 anos, é uma das participantes do ciclo e diz que está aproveitando muito todas as dicas. “É uma capacitação muito completa, está sendo muito bom, pois existem situações que não ocorrem com frequência, por isso a capacitação está sendo tão importante e minuciosa”, avalia. O próximo ciclo de capacitação deve ocorrer em abrir, nos dias 12, 14 e 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário