Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2016

Palestra sobre alimentos Panc - Plantas Alimentícias Não Convencionais

Palestra foi ministrada pelo professor Valdely Kinupp,
uma das maiores autoridades do assunto no país
Crédito: Cândida Portolan
Em evento em parceria com o VerdeSinos, professores e comunidade aprenderam que hibisco, batata cará, inhame, capuchinha e raiz de chuchu são pouco conhecidos como alimento, mas podem ser ingeridos e têm alto valor nutricional

Professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral aprenderam essa semana que 'Panc' - cuja pronúncia poderia identificar um movimento cultural - é um termo comum quando associado a alimentação. Em uma palestra organizada pela Prefeitura em parceria com o projeto VerdeSinos e realizada ontem, 8, na sede do Legislativo, eles conheceram mais sobre as chamadas Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc). Ministrada pelo professor e pesquisador Valdely Ferreira Kinupp, de Manaus, a palestra teve como proposta apresentar aos professores e público em geral, que lotaram o plenário, as potencialidades de plantas como mirtilo, inhame, tagete e araruta como alimentos, condimentos e temperos.
Segundo Natália Braum, coordenadora do Centro Municipal de Educação Ambiental (Cemea) Nestor Weiler, a ideia da palestra foi que os participantes pudessem aumentar o número de espécies de nutrientes ingeridos. “Existem tantos alimentos e plantas que nem fazemos ideia de que são comestíveis. O professor citou muitos alimentos, entre eles a família da batata cará, a capuchinha, o hibisco, araruta, inhames e mirtilos. Tem também as frutíferas nativas, como a gabiroba, que é difícil encontrar, mas é comestível”, disse ela. Na palestra Valdely também usou o exemplo de plantas comestíveis que são ingeridas apenas uma parte. “As pessoas comem só o chuchu, por exemplo, mas poucos sabem que a raiz dele é comestível e de grande valor nutricional”, contou.
Outra curiosidade bacana é que 90% dos alimentos no mundo são feitos a partir de somente 20 espécies, por isto a importância de divulgar os benefícios da diversidade de plantas e o aproveitamento integral das mesmas. A atividade integra uma semana de aprendizado com uma das maiores autoridades do assunto no País, Valdely, e que desde ontem está ministrando palestras e cursos por alguns municípios no Vale dos Sinos em parceria com o VerdeSinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário