Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2016

Projeto Peri conquista medalha de bronze em feira estudantil no Equador


Giovanna e Ana Paula representaram Campo Bom
 Foto: Divulgação PMCB
O Projeto Peri está definitivamente pelo mundo. Após ganhar premiações nacionais e internacionais, agora os alunos da Escola Santos Dumont trouxeram para Campo Bom a medalha de bronze, resultado do terceiro lugar conquistado na feira estudantil Infomatrix Sudámerica Ecuador.
Nessa feira, ocorrida em Quito, no Equador, os alunos concorreram na categoria Pesquisa Científica Ensino Fundamental anos finais. Com a orientação dos professores da escola, o projeto nasceu em 2012 com a proposta de usar a tecnologia para informar os moradores sobre possíveis ameaças de enchente do arroio Peri, no bairro Imigrante, e expandiu para ações de conscientização ambiental e trabalhos de campo. Nesses quatro anos de vida, o projeto Peri já atravessou fronteiras e ganhou o mundo conquistando premiações na Espanha, México e agora no Equador.
Representando Campo Bom, embarcaram para Quito as alunas Giovanna Santana da Silva, 14 ans, e Ana Paula Sobierai da Cruz, 13, acompanhadas da professora Vânia Nilsson. A feira ocorreu de 25 a 29 de fevereiro e os alunos apresentaram o trabalho durante a manhã e tarde do último sábado, 27. Segundo a professora Vânia os resultados foram maravilhosos e a escola está muito feliz com a premiação. “Nossa apresentação passou pela avaliação de cinco juízes. Eles gostaram muito, acharam interessante e fomos muito elogiados”, contou. A professora frisou que Campo Bom foi a única delegação do Brasil na feira que teve a participação de mais de 50 estudantes. “Estávamos competindo com os melhores da América Latina, dezenas de países, mais de 50 participantes. Estar lá significa que dentro do nosso país já obtivemos ótimos resultados pelas feiras que passamos. Isto por si só já foi a nossa premiação, foi uma grata surpresa o terceiro lugar”, disse. O projeto é coordenado pelos professores Vânia Nilsson (Educação Física), Roseane Hofstatter (Biologia), Vanessa Müller (Informática e Matemática) e Cleiton Backes (Matemática).
A credencial para a participação na feira em Equador iniciou em 2014 em Novo Hamburgo, com a premiação do projeto  na Mostratec Junior, que ocorreu de 27 a 31 de outubro no Centro de Eventos da Fenac numa promoção da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, quando foi selecionado a participar do IX Concurso Latinoamericano de Proyectos de Cómputo - Proyecto Multimedia Kids, ocorrido no México no ano passado. Nessa feira no México, o projeto recebeu medalha de ouro e o passaporte para o Equador.

Entenda o Projeto Peri

O projeto Desbravando o Peri envolve estudantes que organizaram um levantamento de todas as residências ribeirinhas ao arroio Peri com a finalidade de alertar os moradores em caso de ameaça de enchente e também preveni-las por meio de ações de conscientização. Além da percepção visual, usam tecnologias como GPS para o mapeamento dos pontos críticos do curso d´água, com apontamentos de coordenadas geográficas onde foram grafadas características próprias do Peri, como bifurcações, mudanças de curso, vertentes, moradias irregulares e até mesmo existência de banhados.
Os pontos mais críticos, com maior concentração de poluição também foram apontados no mapeamento, desafio que estimulou os estudantes a fazerem uso de softwares como o Google Earth, utilizado para ajudar na visualização das marcações e pontos importantes, permitindo uma visão global da situação do arroio. O SMS é outro recurso do projeto, pois é por meio de mensagens codificadas que colocam em prática o Peri SOS e se comunicam com os moradores em caso de necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário