Páginas

terça-feira, 29 de março de 2016

Depredação na sede do projeto Floração

Foto: Cândida Portolan

Centenas de mudas de Crotalária, desenvolvidas especialmente para serem entregues à população na Festa da Vida, foram danificadas na tentativa de arrombamento ocorrida no feriadão



O espaço do projeto Floração, no Centro, foi alvo de depredação durante o feriadão de páscoa. Além de uma tentativa frustrada de arrombar a sala existente na estufa fechada, danificando as fechaduras, centenas de mudas de crotalária, espécie que atrai as libélulas predadoras do Aedes aegypti, foram completamente destruídas. Elas seriam distribuídas gratuitamente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) para a comunidade durante a Festa da Vida, no próximo sábado, 2, como uma ação para fortalecer o engajamento no combate ao mosquito.
Quase 2 mil mudas foram cultivadas a partir de sementes pelo projeto, depois de um intenso mês de testes de fecundidade e resistência. As raízes estavam frágeis, o que dificulta a recuperação. “De quatro sementes plantadas em cada recipiente, duas ou três vingaram. O plantio foi muito bem sucedido, mas leva de 30 a 40 dias para ficar pronta para a distribuição. Teremos que correr contra o tempo para refazer o que for possível e não vamos nos deixar abater pelo vandalismo”, explicou o titular da Sema José Orth.
Segundo ele, o trabalho será intensificado para recuperar os cerca de 50% da produção perdida e não comprometer o atendimento à população. “É lamentável o descaso desses cidadãos com o projeto e o que ele visa fazer pela comunidade. As espécies danificadas são justamente aquelas produzidas para os próprios campo-bonenses, com o fim de auxiliar no combate ao Aedes. Centenas de famílias foram prejudicadas com o ato. Temos um intenso trabalho pela frente e contamos com o apoio de todos para continuarmos essa bela iniciativa”, frisou. Na tentativa de arrombar uma das salas que permanece trancada, os vândalos cortaram o sombrite para ter acesso ao espaço onde estão as plantas. Derrubaram prateleiras e deixaram as mudas espalhadas pelo chão, algumas pisoteadas. 
Projeto Floração
O projeto Floração Para a Vida tem como objetivo o cultivo de flores e plantas nativas de forma a envolver alunos do município no processo que desenvolve a educação ambiental dos jovens. Sua sede está localizada na Av. Bibiano Trott esquina Av. dos Estados (Metzler), onde ocorrem aulas práticas para crianças, mostrando o processo de cultivo e de produção de flores assim como a prática de permacultura e ecologia. A iniciativa também promove o Dia da Troca, que permite a troca de garrafas Pet (usadas posteriormente pelo projeto ArtPet para confeccionar a decoração de Páscoa, Arraial e Natal da Integração) por mudas diversas. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário