Páginas

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Cidade contou com saldo positivo de 509 novas empresas em 2017

Campo Bom registrou um número surpreendente de novas empresas registradas na cidade em 2017: a Prefeitura emitiu 900 novos alvarás, sendo 476 de Microempreendedores Individuais (MEIs) e 424 de empresas gerais. Neste mesmo período houve a baixa de 391 alvarás, o que ainda deixou a cidade com um saldo positivo de 509 novas empresas em apenas um ano.
De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Mateus Menezes, o número elevado de novas empresas criadas na cidade é decorrência de vários fatores, entre eles pelo chamado empreendedorismo de necessidade. “Com a recessão que se abateu no país e que ocasionou a eliminação de vagas no mercado formal de trabalho, pessoas que perderam seus empregos estão abrindo novas empresas visando a geração de renda. Por isso, quando fazemos projeções da ocupação dos moradores do município, não podemos levar em consideração apenas o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), pois muitos cidadãos que constam como desempregados na realidade estão se tornando empreendedores e gerando renda em suas próprias empresas”.
Menezes destaca que outro importante aspecto que contribuiu para esse número é o processo mais facilitado e menos burocratizado de formalização de pequenos negócios, tanto das MEIs como de outros negócios, oferecido através do Espaço Empreendedor. “A burocracia tem sido um verdadeiro empecilho para os empreendedores registrarem suas empresas. Aqui em Campo Bom as MEIs têm o envio de documentos centralizado, evitando que o empreendedor ou contador tenha que percorrer diferentes órgãos. Isso tem impulsionado a criação de novas empresas na cidade”, explica Menezes.

O secretário ressalta ainda que outra iniciativa tem incentivado o empreendedorismo no município. “No ano passado implantamos o projeto Oficinas de Crescimento, um ciclo de palestras que o Espaço Empreendedor promove para que os microempreendedores e futuros empreendedores possam contar com uma melhor estrutura para seus negócios. Não queremos apenas números expressivos de novas empresas, queremos que esses empreendedores tenham o suporte necessário e que estejam preparados tecnicamente para que consigam manter seus negócios operantes e lucrativos, aquecendo nossa economia”, explica, citando ainda dentro destas ações o programa Campo Bom Para Negócios, que aumenta a participação de mercado das empresas através de projetos de qualificação de gestão e participações em feiras comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário