Páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Prefeitura incentiva comunidade a devolver medicamentos sem uso

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom está realizando uma campanha para incentivar os moradores a devolver medicamentos que, por algum motivo, deixaram de ser consumidos durante o tratamento.  Além de combater a automedicação, a iniciativa visa evitar danos ambientais causados pelo descarte inadequado e otimizar recursos com o reaproveitamento daquele remédio que ainda esteja no prazo de validade e que não tenha sido violado. Os medicamentos podem ser entregues na Farmácia Municipal.
A titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, ressalta que o objetivo principal não é econômico e sim garantir a segurança dos pacientes. “Se esse medicamento vai para a farmacinha caseira, pode ser ingerido por uma criança ou consumido pelo paciente em outra ocasião, sem orientação”, alerta. Os remédios devolvidos serão avaliados pela equipe da Farmácia Municipal que fará uma ficha de controle com informações como armazenamento do material entre outros dados. “Já os medicamentos rejeitados ou vencidos serão descartados conforme a legislação”, destaca a secretária.
Conforme explica o farmacêutico Fabrício Correia, os medicamentos vencidos devem ser entregues ao local de coleta separados da embalagem de papelão e sua bula. “É importante que as pessoas não descartem esses medicamentos em pias, tanques, vaso sanitário e lixo comum”, explica o farmacêutico. Correia explica ainda que não será aceito o descarte de outros materiais junto aos medicamentos, como escovas de dente, latas de alimentos, perfumes, protetor maquiagem, entre outros.

Onde entregar

A entrega dos medicamentos ocorre na Farmácia Municipal, que fica no subsolo do Centro Administrativo (Av. Independência, nº 800). O funcionamento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 18h30min, sem fechar ao meio-dia.

Dados alarmantes

A facilidade no acesso a medicamentos forma uma perigosa combinação que favorece a automedicação.  Para se ter uma ideia, o Brasil se posiciona atualmente como o 4º mercado de consumo de medicamentos no cenário mundial, sendo o país com o maior número de farmácias do mundo (60 mil estabelecimentos), numa proporção de 3,34 farmácias para cada 10 mil habitantes, quando o recomendável pela OMS é 1 farmácia a cada grupo de 10 mil. Cerca 80 milhões de pessoas são adeptas da automedicação no país, o que ocasiona riscos decorrentes da automedicação.

Alguns cuidados ao armazenar os medicamentos em casa:

- Guardá-los em local protegido de raios solares;
- Guardá-los em local protegido de umidade;
- Guardá-los em local de difícil acesso à crianças e animais de estimação;
- Os medicamentos que devem ficar armazenados na geladeira, NÃO devem ser guardados na porta e sim, devem ser mantidos na prateleira central.
- Todos os medicamentos sensíveis à temperatura, ou seja, que necessitam estarem guardados em geladeira, devem ser transportados em recipientes com gelo (caixa de isopor).
Lembrando dos lugares onde NÃO DEVEM SER GUARDADOS OS MEDICAMENTOS:
 - Banheiro (devido ser muito úmido e temperaturas altas; acesso facilitado às crianças);
 - Cozinha (devido temperaturas altas; acesso facilitado às crianças).

Nenhum comentário:

Postar um comentário