Páginas

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Uma nova vida para quem parou de fumar

A Prefeitura de Campo Bom, através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na semana passada o último encontro do Grupo de Combate ao Tabagismo. Dos 10 usuários contemplados com o programa, 5 usuários concluíram o tratamento. Na quarta-feira,17, os pacientes ganharam um certificado de conclusão e medalhas de prata para quem reduziu o uso do cigarro e medalha de ouro para quem parou de fumar.
Conforme a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, além da estarem de parabéns pela persistência, os integrantes ainda poderão contar com o apoio do grupo. “Quando precisarem de ajuda, o grupo estará aqui para dar continuidade ao tratamento auxiliando com ânimo e disposição para seguirem em frente, incentivando estes pacientes a serem multiplicadores”, conta Suzana.
O Grupo de Combate ao Tabagismo encontrou-se durante 3 meses, nesse período, os malefícios de fazer o uso do cigarro foram apontados por médicos e especialistas, que se esforçaram para conscientizar os participantes de que o organismo realmente sofre graves consequências com o uso do tabaco.
Miguel Sidnei Neto de Bastos, operador de empilhadeira, de 53 anos, leu no jornal sobre as inscrições do grupo, e garantiu a sua vaga. Bastos, que após 35 anos fumando, tentou algumas vezes parar sem obter êxito, comenta o quanto valeu a pena essa experiência. “Foi maravilhoso, só tenho a agradecer por toda a ajuda do pessoal, já estou sentido os benefícios de parar de fumar, como a respiração na pratica dos exercícios físicos e na alimentação” garante Miguel.
O grupo surgiu com a finalidade de ajudar os usuários que têm vontade de parar com o cigarro e precisam de incentivo. A cada semana, foram realizadas diferentes atividades de apoio aos pacientes. Esse trabalho é interdisciplinar e o grupo contou com o suporte e acompanhamento de uma equipe multiprofissional, contando com psicólogo, dentista, educador físico, médico, farmacêutico, enfermeiro e nutricionista. O tratamento durou três meses, mas o grupo de apoio continuará disponível para orientações.

Projeto terá continuidade

A Vigilância de Saúde está fazendo um levantamento para saber o número de fumantes em cada UBS, afim de capacitar novas equipes de multiprofissionais para atender esses usuários que desejam acabar com vício. A coordenadora da Vigilância de Saúde ,Rita Spengler, ressalta que "a equipe assumiu esse desafio, empenhada em obter o melhor resultado. Esse objetivo foi atingido graças a persistência e dedicação de todos”, explica Rita.

Como participar do próximo grupo

Os interessados podem se inscrever na SMS, no 2º andar do Centro Administrativo, na Vigilância em Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3598 8600, ramal 8613, com Rita Spengler.

Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário