Páginas

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Prefeitura faz alerta sobre comércio e armazenamento de medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom alerta a comunidade que o comércio de medicamentos à população só pode ocorrer em farmácias e drogarias. Apenas estes estabelecimentos são autorizados pela Vigilância Sanitária para que vendam medicamentos ao consumidor, e, ainda assim, desde que atendam diversas exigências.
A titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, destaca que os medicamentos são produtos que exigem condições especiais de armazenamento. “Eles devem ser mantidos em local afastado de fontes de calor, luz e umidade. Estes fatores são capazes de degradar os medicamentos, o que pode ter por consequência a perda de sua atividade; tornando-os inefetivos aos problemas que eles deveriam tratar, ou mesmo tóxicos, gerando graves efeitos adversos”, alerta.
Ainda, o comércio de medicamentos exige a supervisão do farmacêutico responsável técnico, profissional incumbido da garantia de que os procedimentos adotados pelo estabelecimento atendam a todas as exigências legais e sanitárias; e habilitado para orientar o paciente sobre o correto uso do medicamento e sobre a redução dos riscos inerentes à automedicação.
Outros estabelecimentos, como mercados e armazéns, não podem comercializar medicamentos, pois quando são vistoriados não lhes são exigidas as mesmas condições infraestruturais que são exigidas das farmácias e drogarias, uma vez que os produtos que comercializam têm menores exigências de armazenamento. Além disso, a origem dos medicamentos que eles oferecem é suspeita.
A aquisição de medicamentos nestes estabelecimentos, além de contribuir com práticas ilícitas, sujeita o paciente ao uso de um produto pelo qual ninguém oferece garantia de qualidade e efetividade, pois são desconhecidas suas condições de armazenamento.

Sobre o armazenamento em casa

Mesmo quando mantidos em casa, a população deve cuidar onde mantêm seus medicamentos armazenados, evitando armazena-los no banheiro e cozinha, ambientes que frequentemente podem expor estes produtos a condições inadequadas: muito quentes ou muito úmidas, por exemplo.
Desta forma, a população é orientada a observar as condições de armazenamento dos medicamentos que utiliza, tanto no local de aquisição como nas próprias casas. Eles devem ser mantidos em local seco, protegido da luz, e de extremos de temperatura. A faixa temperatura ideal geralmente é de 15 a 25ºC, podendo se estender às vezes até 30ºC; ou, quando medicamentos de geladeira, de 2 a 8ºC, observando que os medicamentos não podem ser congelados.

Como denunciar

A população é orientada a denunciar eventuais irregularidades à Vigilância Sanitária, tanto nas farmácias e drogarias, como em outros estabelecimentos; seja por não observar as condições de armazenamento ou por realizar o comércio irregular de medicamentos. A Vigilância Sanitária está a disposição da população, através do telefone 3598 8600 ramal 8780, para receber as denúncias ou esclarecer alguma dúvida sobre este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário