Páginas

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Vacinação contra febre amarela

A ocorrência de casos de febre amarela em regiões do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais têm despertado a atenção de muitas pessoas que temem que a doença chegue a Campo Bom. Entretanto, a cidade se encontra muito distante das áreas de risco e não é considerada uma região com a presença do vírus da febre amarela. Tendo isso em vista, o município continua seguindo as normas rotineiras de vacinação, ou seja, crianças aos 9 meses de idade e pessoas que pretendem viajar para lugares de risco. Importante ressaltar que somente pessoas que nunca receberam a vacina podem ser vacinadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve um grande aumento da procura pela vacina de febre amarela na cidade. Entre os dias 1º e 19 de janeiro foram efetuadas 228 doses contra a febre amarela. Os estoques da SMS seguem normais e suficientes para a demanda atual e a cidade ainda recebe as doses rotineiras do Estado. "Campo Bom não é considerada área endêmica, por isso não há motivo para alarde. As pessoas devem estar cientes que a vacina oferece riscos, principalmente para quem receber uma segunda dose, inclusive podendo levar a óbito. As pessoas devem receber apenas uma dose na vida", destaca a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.

Saiba mais

De acordo com a secretaria, a cidade nunca registrou casos de febre amarela. A imunização contra febre amarela integra o Calendário Nacional de Vacinação e deve ser administrada em dose única, preferencialmente aos 9 meses de idade até os 59 anos. Idosos acima dos 60 anos e gestantes devem ser avaliados por um médico antes. Há restrições para quem toma medicamentos imunossupressores, alguns corticóides e para quem faz quimioterapia. Alérgicos a ovo não podem tomar a vacina.
Quem nunca foi imunizado contra a doença deve se vacinar pelo menos dez dias antes da viagem. Pessoas que já foram vacinadas não precisam de dose de reforço.
Cada unidade de saúde do município oferece um dia para vacinação contra febre amarela e é fundamental que a pessoa apresente a caderneta de vacinação, pois, de acordo com a OMS, uma vez vacinada a pessoa é considerada imunizada e não é necessário outras doses. Pessoas que recebem doses extras sofrem maior risco de efeitos adversos, podendo desenvolver a própria doença - Febre Amarela - e, inclusive, risco de morte.

Saiba quais são os sintomas da doença

 Uma pessoa com febre amarela apresenta, nos primeiros dias, sintomas parecidos com os de uma gripe. Depois, estes evoluem para febre alta e calafrios, mal-estar, vômito e dores no corpo. Sinais de pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina também são observados. É uma doença grave, que pode complicar e levar à morte.
Conforme o Ministério da Saúde, não há tratamento específico contra a febre amarela. A mesma orientação para a dengue deve ser seguida, ou seja, não tomar medicamentos à base de salicilatos (AAS e Aspirina), pois podem favorecer sangramentos. Somente o médico é capaz de diagnosticar corretamente a doença. (D.J.)
Em caso de sintomas, procure orientação na sua Unidade de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário