Páginas

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Ação do Novembro Azul

Foto: Eder Zucolotto
A Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na manhã do último sábado, 11, uma grande ação na Estação Saúde, no Parcão, alusiva ao Novembro Azul. Equipes da SMS e voluntários do Interact ofereceram diversos serviços à comunidade masculina, como testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV; avaliação nutricional; verificação de TA/HGT; distribuição de folders e preservativos; entre outros. A iniciativa teve o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Durante o evento 20 homens passaram pelo teste do PSA, exame que mede a quantidade desse antígeno presente no sangue e que pode indicar problemas de próstata. O campo-bonense Paulo Ricardo, 56 anos, foi um dos que aproveitaram para passar pelo exame de sangue. “Achei muito legal fazerem este evento. É importante que todo homem se cuide e faça os exames necessários”, definiu.
Além do evento, ao longo do mês a SMS está promovendo uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul nas unidades de saúde da cidade.

Sobre o exame de PSA

Os exames de PSA estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde durante todo o ano. Para receber atendimento gratuito é necessário ao homem buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e receber encaminhamento que fica a critério do médico. Em 2017, de janeiro a setembro, foram oferecidos 2.274 exames, numa média de cerca de 250 exames por mês. Na rede privada, o exame de PSA custa em torno de R$ 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário