Páginas

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Prefeitura realiza ação do Novembro Azul neste sábado

A Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul nas unidades de saúde da cidade. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Na manhã de sábado, 11, será realizado uma grande ação no Pista Atlética no Parque da Integração Arno Kunz (ao lado da Estação Saúde), quando equipes da SMS estarão no local das 8h30min às 11h30min ofertando testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV; coleta de PSA; avaliação nutricional; verificação de TA/HGT; distribuição de folders e preservativos; ação da equipe de combate à dengue com orientações e jogos educativos; entre outras. A ação contará com a parceria de voluntários do Interact.
“Assim como promovemos diversas ações no Outubro Rosa voltadas as mulheres, queremos que durante o Novembro Azul os homens possam cuidar de sua saúde. Será uma ação de promoção da saúde e para lembrar a importância dos homens acessarem os serviços de saúde disponíveis na nossa rede e se prevenirem", define a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.

Sobre o PSA

O teste do PSA mede a quantidade desse antígeno presente no sangue de todos os homens. Os resultados devem ficar prontos em aproximadamente uma semana e os pacientes que apresentaram níveis elevados serão notificados pela SMS e encaminhados ao urologista para uma investigação mais detalhada e realização de outros exames. Devem fazer o teste homens a partir dos 50 anos ou a partir de 45, para aqueles com história familiar de câncer de próstata.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento recente, porém já é realizado em diversas partes do mundo e simboliza a luta contra o câncer de próstata. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue, são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário