Páginas

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Orgulho pela tradição durante Bivaque da Poesia Gaúcha e Bivaque Piá

O amor à terra, o gosto pelos afazeres da lida campeira, o hábito do chimarrão, as aves, flores e belezas peculiares do Rio Grande do Sul, toda a riqueza da cultura gaúcha foi exaltada em versos declamados por jovens e adultos durante o 15º Bivaque da Poesia Gaúcha e o 16º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá. Os eventos, organizados pela Prefeitura em parceria com o CTG M`Bororé, fazem parte da programação da Semana Cultural de Campo Bom, que ocorre de 23 de novembro a 3 de dezembro, com uma extensa programação cultural.
Na sexta-feira, 24, o 16º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá reuniu estudantes municipais que apresentaram 21 poemas classificados nas categorias Piazito, Piá e Guri. Já no sábado, 25, foi a vez do 15º Bivaque da Poesia Gaúcha, com apresentação dos 10 poemas classificados. Ambos os eventos, promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria e Educação e Cultura (Smec), ocorreram na Câmara de Vereadores.
O prefeito Luciano Orsi destacou a importância dos dois eventos, que ressaltam a cultura gaúcha. “É um orgulho para nós podermos promover eventos tão importantes para a cultura gaúcha. O Bivaque da Poesia Gaúcha é um dos mais importantes do calendário gaúcho, um evento de qualidade que leva o nome de Campo Bom para todos os rincões do RS e até mesmo além das fronteiras. Já no Bivaque Piá nossos jovens puderam demonstrar todo o trabalho desenvolvido na cidade, em especial na rede municipal de educação, onde nossos educadores incentivam os alunos a desenvolverem a cultura gaúcha, o que se reflete na qualidade deste evento”, definiu.

16º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá

O 16º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá contou com apresentações de 21 declamadores de 8 a 18 anos de idade. O concurso teve como proposta fomentar a criação literária nas escolas por meio de poemas de autoria dos alunos. As apresentações ocorreram nas categorias Piazito (8 a 12 anos incompletos), Piá (de 12 a 15 anos incompletos) e Guri (15 a 18 anos incompletos). O evento contou ainda com a apresentação cantora Mirim Luiza Barbosa Dias.
A categoria Piazito teve como tema “Brinquedos e brincadeiras dos tempos dos nossos avós, bisavós, tataravós”. Já as categorias Piá e Guri discorreram sobre o tema “A interpretação da história do povo rio-grandense através da vida e obra de seus filhos maiores: os heróis do Decênio Farrapo”.

15º Bivaque da Poesia Gaúcha

O concurso de poesia e declamação gauchesca tem a intenção de ressaltar os costumes da região em um espaço que busca descobrir novos poetas e declamadores. Para a competição foram selecionadas dez poesias que contaram com a participação de autores, declamadores e amadrinhadores de todo Estado e até de fora do RS. O evento contou ainda com show dos músicos Lisandro Amaral e Guilherme Collares.

Confira os vencedores do 16º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá:

Categoria Piazito

Poesia
1º lugar: NOS TEMPOS DA VOVÓ – Autora: Nicolly Catarina Dias Arnhold – EMEF Presidente Vargas
2º lugar: BRINCADEIRAS DA GURIZADA – Autora: Luiza K. Vieira – EMEF 25 de Julho
3º lugar: RIO GRANDE DO SUL – Autor: Pedro Antônio Selistre – Escola Lâmpada Mágica

Declamador
1º lugar: Camila da Silva Ramos – Colégio Santa Teresinha
2º lugar: Ana Sofia Silva da Luz – EMEF Emílio Vetter
3º lugar: Luíza K. Vieira – EMEF 25 de Julho

Categoria Piá

Poesia
1º lugar: UMA HISTÓRIA DE AVÔ PARA NETO – Autora: Cecília Scholz – Colégio Santa Teresinha
2º lugar: REVOLUÇÃO FARROUPILHA – Autor: Vinícius de A. Gonçalves – EMEF Presidente Vargas
3º lugar: BENTO GONÇALVES – Autora: Isadora Pioner Pinheiro – Colégio Santa Teresinha

Declamador
1º lugar: Gustavo Michael Friedrich Silva – EMEF CEI
2º lugar: Clóvis Alex Soares Filho – Colégio Santa Teresinha
3º lugar: Taila Muriel – EMEF 25 de Julho

Categoria Guri

Poesia
1º lugar: DESTEMOR – Autor: Bernardo Paes – Colégio Santa Teresinha
2º lugar: HOMENS DE FEITOS - Autora: Ana Gabriela de Oliveira Carvalho - Colégio Santa Teresinha
3º lugar: MEMÓRIA - Autor: Eduarda M. Farinon – EMEF Santos Dumont

Declamador
1º lugar: Lucas Botelho Makewitz – EMEF Santos Dumont
2º lugar: Gustavo Luiz da Silva – EMEF Borges de Medeiros
3º lugar: Camila Martinho Martins – Colégio Sinodal Tiradentes

Confira os vencedores do 15º Bivaque da Poesia Gaúcha:

POEMA (autor)
1º TUDO VALE À PENA - Sebastião Teixeira Corrêa (Caxias do Sul)
2º CAUDILHOS - Rodrigo Canani Medeiros
3º A SAGA DAS CARRETAS - José Luiz Flores Moró (Farroupilha)

DECLAMADOR
1º NEITON PERUFO - Poema: Caudilhos
2º JAIR SILVEIRA - Poema: A Negra Poesia
3º ANDERSON FONSECA - Poema: As Nossas Encruzilhadas

AMADRINHADOR
1º DOUGLAS DIEHL E DOUGLAS MENDES - Poema: As Nossas Encruzilhadas
2º KAYKE MELLO - Poema: A Janela do Nada
3º LUDHI MULLER - Poema: Silêncio

Semana Cultural
Os eventos integram a Semana Cultural, que acontece de 23 de novembro a 3 de dezembro, e que conta com uma programação variada, promovendo as mais diversas expressões culturais para pessoas de todas as idades. Fazem parte das atrações shows musicais, peças teatrais, bate-papo com autores, sessões de autógrafos, Hora do Conto, exaltação da música e da poesia gaúcha, com programação no Largo Irmãos Vetter e na Câmara de Vereadores.

A Semana Cultural é uma realização da Prefeitura de Campo Bom e do Governo Federal, através da lei de incentivo à cultura; Ministério da Cultura; com patrocínio das empresas Arezzo, Getnet e Ticket Log.





Nenhum comentário:

Postar um comentário