Páginas

sábado, 11 de novembro de 2017

Fórum discute diversidade étnico-racial

Acontece no dia 20 de novembro, o II Fórum Municipal da Diversidade Étnico-Racial de Campo Bom. O encontro será realizado no auditório do Complexo Cultural Cei, com o tema O respeito como Caminho nas Experiências Inter-religiosas. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, o fórum irá finalizar o Curso de extensão de 2017 da temática Afro e Indígena que foi oferecido para professores municipais ao longo do ano, bem como para celebrar a data de 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra. A noite, a partir das 19h, o evento será aberto ao público e contará com Relatos de experiências de líderes religiosos e a apresentação do espetáculo A Dança dos Orixás, da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, às 20h30min.
“A Comissão permanente da Diversidade Étnico racial e Cultural da nossa cidade propõe o fórum como uma atividade de reflexões pedagógicas, debates educacionais e com momentos culturais. A proposta é intensificar a formação integral voltada para reconhecimento das etnias, diversidade cultural e usar as escolas municipais como cenários de produção de cultura, conscientização e valorização da identidade. A intenção é destacar o ensino da história e cultura afro-brasileira e inúmeras etnias que fazem parte da sociedade”, define Simone. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A Dança dos Orixás
O evento contará com a apresentação A Dança dos Orixás, da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, às 20h30min. O espetáculo mergulha no universo da dança dos orixás, resgatando o legado deixado aqui no extremo Sul do Brasil, a partir dos escravos que para cá foram trazidos e submetidos ao trabalho forçado na indústria do Charque. O espetáculo conta com 7 bailarinos que representarão, através da dança, 7 orixás diferentes. Dessa forma, o projeto valoriza a cultura africana e o legado que esse povo deixou em nossa terra. Pois, onde no passado houve sofrimento, hoje é espaço para aprendizado, reflexões e reconhecimento da cultura afro.

II FÓRUM MUNICIPAL DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DE CAMPO BOM
Tema: O respeito como caminho nas experiências Inter-religiosas.
DATA: 20/11/2017
LOCAL: Auditório Marlise Saueresssig – Centro de Educação Integrada - CEI
2 – APRESENTAÇÃO:
Para finalizar o Curso de extensão de 2017 da temática Afro e Indígena, bem como para celebrar a data de 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra a Comissão permanente
da Diversidade Étnico racial e Cultural propõe uma atividade de reflexões pedagógicas,
debates educacionais e momento cultural temático.
3 – METODOLOGIA:
11h30 – Almoço de confraternização com grupo da Comissão
Feijoada CEMEA
13h - Relatos dos participantes e apresentações dos projetos realizados durante a formação
15h – Intervalo
15h20 - Relatos dos participantes e apresentações dos projetos
17h – encerramento.
19h – II FÓRUM MUNICIPAL DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DE CAMPO BOM
Local: Auditório Marlise Sauressig
Relatos de experiências (20 min) para cada líder religioso
Mediação: Profª Selenir Kronbauer – coordenadora do Curso de Extensão Temática Afro e
Indígena
Convidados:
Professor ligado a igreja metodista: Clemildo Anacleto da Silva
Professor do curso de Pós-graduação do Centro Universitário Metodista IPA- Porto Alegre.
Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Educação, Diversidade e Direitos Humanos
Pai Dejair Babalorixá – Dejair Roberto Haubert - Babalorixá, filho de Ogum. Dedica a vida aos
Orixás e à religião.
Pastor Luterano- Rev. Aurelio Leandro Dall Onder, pastor da IELB – Comunidade da Paz de
Campo Bom
Padre Chagas Igreja católica Cristo Rei de Campo Bom – Membro da Associação dos Bispos,
Presbíteros e Diáconos negros do Brasil.
20h10 – Bate-papo com público
20h30 – Espetáculo: A dança dos Orixás - Cia de dança Daniel Amaro.
21h30 – Bate-papo com público
22h - Encerramento.

Saiba mais sobre o Fórum

O objetivo do Fórum é integrar representantes de instituições do poder público e da sociedade civil, para prestar apoio a políticas públicas para educação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O Fórum visa acompanhar, propor e debater políticas voltadas para Educação das Relações Étnico-Raciais de Diversidade; levantar demandas para populações abrangidas pela temática da diversidade; sensibilizar a comunidade local quanto ao assunto, promover grupos de trabalho, oficinas e seminários para estudar, orientar e pesquisar, além de executar levantamento das atividades de implementação das Leis 10.639-2003 e 11.645-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário