Páginas

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Aurélio Decker bate-papo com grupo Amigas do Peito sobre câncer

Acostumado a escrever sobre várias histórias, incluindo sobre pessoas com câncer e sobre prevenção a doença, em 2011 o jornalista Aurélio Decker, o Lelo, se viu obrigado a enfrentar ele mesmo um diagnóstico de câncer de próstata. Sua experiência enfrentando a doença fez parte do relato que Lelo compartilhou na tarde desta terça-feira, 21, no Centro Materno Infantil (CMI) de Campo Bom, com cerca de 20 participantes do grupo Amigas do Peito, formado por pacientes portadoras de câncer de mama.
Além de relatar a superação da doença, Lelo autografou para as integrantes do grupo o livro Impactos do Câncer, que o jornalista escreveu em parceria com a professora campo-bonense Grasiela Lauck Bernardes. O livro é um relato sobre como o jornalista descobriu ter câncer de próstata e como surgiu a parceria com a professora que superou um câncer de língua.
A titular da Secretaria de Saúde (SMS), Suzana Ambros Pereira, destacou que a história de Decker é um exemplo para as integrantes do grupo. “Muitos de vocês compartilham histórias semelhantes. A forma como Lelo enfrentou a doença é um exemplo de superação”, definiu a secretária. A SMS adquiriu 150 exemplares do livro que serão distribuídos nas unidades de saúde e no grupo Amigas do Peito.

Sobre o Amigas do Peito

O grupo promovido pela SMS oferece, através de encontros no CMI, apoio, orientação e troca entre as pacientes portadoras de câncer de mama e o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por médica, enfermeira, técnica de enfermagem e assistente social.
Através de uma reunião mensal, o grupo possibilita orientação sobre alimentação, exercícios físicos, fisioterapia pós-operatória, dançaterapia, musicoterapia, autoestima, yoga, pilates, meditação, informações sobre direitos da paciente com câncer, terapia comunitária, apoio no luto, fortalecimento pessoal, entre outros. Os encontros são abertos a todos atendidos pelo CMI e reúnem cerca de 50 pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário