Páginas

sábado, 21 de julho de 2018

Ampliado atendimento pediátrico no Centro Materno Infantil e no Hospital

A Prefeitura de Campo Bom está ampliando o atendimento pediátrico na cidade. A medida, anunciada quinta-feira (19) pelo prefeito Luciano Orsi, aumenta o número de médicos e estende o horário de prestação deste serviço no Centro Materno Infantil (CMI) a partir de segunda-feira (23). O anúncio foi feito quando Orsi assinou um aditivo garantindo ainda a ampliação do número de pediatras no Hospital Lauro Reus durante os finais de semana (sextas, sábados e domingos), dias com maior procura pelo serviço.
Orsi esclarece que as mudanças acontecem no intuito de beneficiar a população e otimizar o tratamento infantil em Campo Bom. “Nosso objetivo é atender a demanda crescente de atendimentos pediátricos em decorrência das baixas temperaturas. Sabemos que existem muitas demandas na área da Saúde, mas estamos trabalhando com afinco para atender a todos. E, entendemos também que as crianças merecem uma atenção muito especial para que tenham mais qualidade de vida”, afirmou Orsi.

Atendimento pediátrico extra no Hospital e no CMI

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Suzana Ambros Pereira, o reforço de atendimento no Hospital Lauro Reus ocorrerá nas sextas-feiras, das 17h às 23h e nos sábados e domingos, das 10h às 22h. Durante estes horários, o hospital contará com mais um pediatra prestando atendimento aos casos de urgência e emergência.
Já o reforço no Centro Materno Infantil (CMI) estenderá o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, que ia até as 18h30min, para as 20h, com dois profissionais prestando atendimento médico pediátrico durante este horário extra para casos de menor urgência.

Atendimento pediátrico nas Estratégias de Saúde da Família

Todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) contam com atendimento médico para crianças diariamente, além de reforço de pediatra um ou dois dias por semana. Suzana destaca que a ESF deve ser o primeiro lugar a ser procurado para atendimento das crianças. “Todas as unidades de ESF estão aptas a fazer o acolhimento, avaliação e, caso necessário, agendamento, ou encaminhamento da criança para uma unidade com atendimento pediátrico no mesmo dia e, em casos mais graves, para o hospital”, explica a secretária.

Qual atendimento procurar conforme os sintomas

Em casos de crianças com ferimentos, fraturas, convulsões, desmaios, cortes, contusões, vômito intenso, entre outros sintomas que configuram casos de urgência e emergência, os pais devem procurar diretamente o hospital.
Em casos de febre, dor de ouvido, dor de barriga, pouco vômito, diarreia, tosse, dor de garganta, entre outros sintomas de menor gravidade, os pais devem levar a criança a unidade de saúde do seu bairro, para que um profissional faça a avaliação e defina se a mesma deve ser encaminhada para atendimento pediátrico numa unidade de saúde, no CMI ou no hospital.
Foto: Eder Zucolotto

Um comentário:

  1. Muito obrigada nós que temos crianças agradecemos só poderiam trazer outros penemologista pra centro materno pelomenos pra mim vai fazer falta porq tenho um asmático q se tratava com Doutor gustGus Lemes uma consulta particular é muito cara mais os tratamentos nan dá mas no restante fico muito grata pela atenção de vocês obrigado

    ResponderExcluir