Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Segue na Câmara projeto de financiamento para construção de usina fotovoltaica


Fernanda Falkoski explanou sobre trabalho
desenvolvido – Foto: Cássios Schaab/CMCB

Na sessão de segunda-feira (23), a Câmara de Vereadores de Campo Bom aprovou pedido de vistas ao projeto de lei apresentado pelo Executivo que solicita autorização para contratar financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para a instalação de uma usina de energia fotovoltaica na área onde está localizado o antigo aterro de lixo nas margens da rodovia RS 239. Com isso, os vereadores poderão analisar e discutir o projeto por mais 15 dias além de buscar novas informações junto ao Executivo antes de votar a proposta de financiamento de R$ 8,79 milhões. O pedido de vistas foi aprovado por nove votos a um.
A sessão de segunda-feira contou com a participação da professora Fernanda Falkoski, voluntária do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. “A surdocegueira é um assunto desconhecido para muita gente e por isso que muitas pessoas chegam a dizer que na sua escola ou na cidade não existe nenhum caso”, informou Fernanda. Conforme ela, a surdocegueira pode ser dividida em quatro classificações: baixa visão e surdez, cegueira e deficiência auditiva, baixa visão e deficiência auditiva e ainda surdocegueira. “No estado inteiro, o censo escolar apresenta 20 casos registrados, mas a gente sabe que esse número não é verdadeiro, uma vez que se analisarmos os mais de 7000 casos registrados de deficiência múltipla, esse número sobe para 178 casos de pessoas com surdocegueira que se encaixam em uma das quatro classificações”, explicou Fernanda.
Como existem apenas dois profissionais habilitados para atender esses casos em todo o estado, o Grupo Brasil está realizando a divulgação e buscando parcerias para atender esse público que necessita de cuidados especiais. “Estamos desenvolvendo em todo o estado várias ações para divulgar nosso trabalho e buscar apoio para realizarmos mais trabalhos e mais atendimentos”, completou Fernanda que também está em busca de recursos para viajar a Rússia para participar da 1ª Conferência Internacional de Jovens Pesquisadores sobre Surdocegueira com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido e melhorar o atendimento para pessoas com surdocegueira. Interessados em conhecer o trabalho e ajudar com doações podem acessar o site www.vakinha.com.br e procurar por “Surdocegueira e o Brasil representados em Moscou” e página na rede social Facebook “Surdocegueira RS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário