Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Secretaria de Educação e Cultura desenvolve projetos em parceria

O termo parceria vem sendo muito usado no âmbito das relações e realizações. A ideia principal é a cooperação entre os interessados com um objetivo comum, otimizando os processos e resultados, com vantagens de trabalhar em conjunto para atingir objetivos ou metas, gerando resultados positivos.
Com base nesses pressupostos, a Administração Municipal de Campo Bom tem firmado parcerias nos diversos campos de atendimento, seja no pedagógico, no esportivo, no psicológico ou no social. A Prefeitura pode citar alguns parceiros que vêm contribuindo para a implementação, com qualidade, dos projetos realizados em nossa cidade, coordenados pela Secretaria de Educação e Cultura.
Mostra disso, é o projeto "De olho no futuro", que conta com vários colaboradores: Sebrae, Senai, Feevale, Grupo Arezzo &Co e Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom. O Projeto promove ao educando uma visão ampla do mundo do trabalho através de atividades práticas, oficinas, workshops e visitas técnicas nas diferentes áreas em destaque e expansão do nosso município: indústria calçadista, serviço de tecnologia, indústria tecnológica e comércio, com atendimento, em 2017, de 1.053 alunos.
O Sebrae oferece oficinas com o objetivo de capacitar os professores para desenvolverem atividades com os alunos de 6º ao 9º ano, nas temáticas: Eco papelaria, Artesanato sustentável, Empreendedorismo social e Novas ideias-grandes negócios. O Senai proporciona oficinas on-line aos alunos de 9º ano, abordando os temas: Empreendedorismo, Educação ambiental, Tecnologia da Informação, Lógica de Programação e Fundamentos de logística. A Universidade Feevale desenvolve oficinas no ramo tecnológico e robótica.
O Grupo Arezzo & CO proporciona aos alunos uma visita técnica às diferentes unidades da empresa (administração, criação e produção), com o objetivo de conhecerem o seu funcionamento.
Universidade Feevale:
Além das oficinas do Projeto De olho no futuro, a Universidade Feevale é parceira em:
- Trabalho e Saúde: Espaço de Escuta para Trabalhadores, projeto do Centro Integrado de Psicologia, com o objetivo de realizar um diagnóstico em saúde do trabalhador, visando construir uma proposta de atenção à saúde dos profissionais que atuam na educação infantil do município de Campo Bom. O projeto é coordenado pela Dr.ª Carmem Regina Giongo professora do Curso de Psicologia.
- Cedência do Anfiteatro FEEVALE para realização de eventos: Abertura do ano letivo 2017 e 2018. 
- Oportunidade aos funcionários do município à participação sem custos ou com desconto nos eventos realizados: Palestras, Seminários, Cursos e Encontros, como na palestra do Professor Sérgio Cortella.
- Disponibilidade de vagas em Seminários e Cursos de extensão abertos à comunidade divulgados no Programa Viva o Bairro
- O projeto social - Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar (PRINCE), propõe intervenções em dois eixos da comunidade escolar: (1) oficinas com educadores e (2) estimulação cognitiva e emocional preventiva para alunos do 3o e 4o ano Ensino Fundamental. O projeto é coordenado pela Dr.ª Caroline de Oliveira Cardoso professora do Curso de Psicologia.
- Joga Aurora: O Projeto tem como objetivo oportunizar a inclusão social, por meio da prática esportiva, contribuindo na qualidade de vida, no crescimento pessoal e na promoção da cidadania de mais de 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmundo Strassburger, no Bairro Aurora, em Campo Bom. Essa iniciativa da Universidade Feevale, com apoio da empresa Nike, propicia atividades físicas, recreativas e de socialização, que possibiliotam a aprendizagem e a participação em esportes coletivos como handebol, voleibol, basquetebol e futebol, entre muitos outros. As atividades ocorrem no formato de oficinas semanais, que ocorrem nas tardes de segunda a quinta-feira, no turno inverso ao escolar. O projeto prevê ainda realização de passeios, de oficinas, atividades de música, recreação, esporte nas principais datas comemorativas e eventos diversos, com a participação de voluntários da Nike.
Clubes, Federações e Entidades Esportivas ou Educacionais:
- Associação de Judô GABA e Associação Esportiva Campo Bom/AECB: Incentivo e aproveitamento de alunos que se destacam no Judô e Handebol, promovendo sua participação nas equipes de Competição em categorias além do Estudantil.
- Campeonato Estadual de Basquetebol e Handebol, Copa Feevale de Futsal/UJR, Campeonato Encosta da Serra, CERGS e JERGS: Realização das etapas dos jogos nos espaços esportivos do Município, favorecendo a participação de maior número de equipes/escolas/alunos, com jogos ou disputas realizadas no Município.
Sesi – Serviço Social da Indústria:
- Parceria do SESI na Semana da Ciência e Tecnologia 2018 com Museu Interativo da PUC: o Município conta a parceria do SESI na 6ª Semana da Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 28 a 30 de agosto, no horário das 8h30min às 20h. O SESI trará o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC para Campo Bom, com inúmeras atividades para serem vivenciadas, dentre elas: Minicinema 3D, Planetário e diversos experimentos, incluindo o Giroscópio Humano que simula os movimentos de um astronauta no espaço.
Sesc – Serviço Social do Comércio:
- Parceria do SESC em eventos culturais e esportivos: Semana de Campo Bom, corrida Kids, apresentação de teatro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário