Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2018

Professores da Feevale são destaque no 46º Festival de Cinema de Gramado


Marcos Emilio Santuario (foto) é curador da mostra e Francisco Machado Pereira concorre com produção na Mostra Gaúcha de Curtas

De 17 a 25 de agosto, o professor do curso de Jornalismo e pesquisador da Universidade Feevale, Marcos Emilio Santuario, participa do 46º Festival de Cinema de Gramado, na Serra Gaúcha. No maior evento do setor na América Latina, ele atua como curador, ao lado da argentina Eva Piwowarsky, que também é produtora, diretora, atriz e gestora de cultura; e de Rubens Ewald Filho, jornalista especializado em cinema há mais de 40 anos. Esta é a sétima participação consecutiva do jornalista, que é doutor em Comunicação e membro fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Para o professor, audiovisual e cinema são temas que sempre estão em debate no universo da indústria criativa, área em que ministra aulas na Feevale. “Pensar e discutir o audiovisual é parte importante do nosso dia a dia como pesquisadores e acadêmicos das áreas de comunicação e de criatividade. O cenário de um festival internacional de cinema, como o de gramado, permite um olhar pontual e um envolvimento concreto e direto com os protagonistas deste universo, criativo e crescente”, salienta. O professor destaca, ainda, que sua participação na organização do evento lhe permite adquirir conhecimentos que são levados para universo acadêmico, promovendo e incentivando olhares científicos e relevantes sobre a arte, a cultura e os elementos de criatividade, geradores de riquezas, em vários segmentos do mundo audiovisual. “Nas aulas de graduação e pós-graduação, as experiências vividas neste universo cinematográfico do festival são possibilidades concretas de criar uma relação real e intensa entre a teoria e a prática, com conhecimentos visíveis e comprováveis”, finaliza.
Professor participa de mostra competitiva
Além disso, outro professor da Instituição, Francisco Machado Pereira, também participa da mostra. Docente do curso de Produção Audiovisual, ele compôs a música do curta “Pelos Velhos Tempos”, que concorre na Mostra Gaúcha de Curtas do festival. “A produção é independente e reuniu um núcleo de produção que faz coisas juntos há quase 15 anos já. A história trata de dois assaltantes que, após um golpe malsucedido, acabam entrando em um bar para ganhar tempo, algum dinheiro, e pensar em como se safar daquela situação”, explica. De acordo com ele, embora sua participação nesta obra não tenha relação com a Universidade, produções como essa são possíveis desde o primeiro semestre do curso, pois as disciplinas são estruturadas de forma que o acadêmico possa ter a experiência mais próxima possível das dinâmicas de mercado desde muito cedo. “No final deste primeiro semestre do curso, por exemplo, somente na turma da disciplina de Introdução ao Audiovisual, que ministro, os alunos finalizaram quatro curtas metragens e quatro videoclipes, que deverão ser exibidos no início do próximo semestre em uma mostra organizada pelos próprios alunos”, salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário