Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Campanha de vacinação da gripe começa na segunda-feira

Campo Bom inicia a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, transmitida pelo vírus Influenza A, na segunda-feira, 23 de abril. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fornecerão a vacina gratuitamente aos grupos prioritários e de risco, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
Fazem parte destes grupos: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas.
A vacinação será realizada nas UBSs de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16h30, com exceção dos bairros Celeste e Paulista, onde o atendimento acontecerá das 7h30 às 16h30, e do Centro Materno Infantil, que vacinará das 7h30 às 18 horas. Para se imunizar basta o cidadão comparecer em uma destas unidades munido da carteira de vacinação.
A campanha segue até o dia 1º de junho e contará ainda com o Dia D de Vacinação, dia 12 de maio, quando todas as UBSs da cidade abrirão exclusivamente para a vacinação. A Campanha de Vacinação atenderá somente as pessoas que se enquadram no grupo prioritário e de risco, ou seja, com imunidade mais sensível. A determinação é do Ministério da Saúde, que traçou o perfil do grupo.
Segundo a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, a meta é vacinar cerca de 16 mil pessoas na cidade. “A vacinação tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias”, explica Suzana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário