Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Campo Bom está preparando centro de bem-estar animal


A Prefeitura de Campo Bom, preocupada com a causa animal, está construindo um espaço que servirá para cuidados de saúde de cães e gatos. Como parte das obras, a Prefeitura recebeu na quarta-feira passada, um contêiner de 12m x 2,60m que funcionará como um centro de bem-estar animal, adaptado segundo as normativas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS. O container foi instalado junto ao prédio de 5m x 20m que está sendo edificado no bairro Quatro Colônias. O local deve abrigar salas cirúrgicas para procedimentos mais complexos, atendimentos médicos e castração, com capacidade para até 20 animais.
A prioridade de atendimentos, em um primeiro momento, será para cães e gatos em situação de abandono. Posteriormente serão estendidos os atendimentos para a animais pertencentes a população de baixa renda. A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que, após ter feito um levantamento através do Censo Animal no ano passado, constatou que o município possui mais 1,5 mil animais abandonados.
Segundo o titular da Sema João Flávio o projeto contará também com um centro de recuperação e pós-operatório. “A ideia não é de modo algum a de termos um canil ou gatil no município, e sim um espaço onde os animais possam se recuperar após os procedimentos de saúde antes de voltarem para o seu lugar de origem ou, no caso de animais de rua, que possam ser encaminhados para um lar de adoção”, afirma o secretário.
Para o prefeito Luciano Orsi a construção deste espaço, com investimentos de cerca de R$ 100 mil, se somará ao trabalho de conscientização da comunidade sobre posse responsável para ajudar no controle populacional de animais. “Sabemos que na nossa cidade existem muitas pessoas que trabalham voluntariamente em prol da causa animal, mas entendemos que é nosso dever investir no bem-estar deles, pois é função do poder público sim propor ações que venham a mudar essa situação, para que futuramente Campo Bom seja referência em atendimento na causa animal” afirma Orsi. A previsão é que o espaço comece a atender em 2019.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário