Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Superalimentos na luta por uma vida mais saudável

As super vitaminas fornecidas pelas frutas. A super energia gerada pelos carboidratos. A super força na construção de músculos que vem das proteínas. Assim como os super-heróis da ficção, existem superalimentos que auxiliam na luta pelo bem-estar das pessoas e ajudam a desenvolver nossas habilidades. Em Campo Bom a garotada está aprendendo, de forma lúdica, qual o superpoder de cada alimento, através de uma ação integrada entre a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e Secretaria de Saúde (SMS).
Para estimular nas crianças a valorização de hábitos alimentares saudáveis, demonstrando de maneira prática a importância da alimentação adequada, estão sendo executadas palestras, com jogos e atividades interativas e práticas nas escolas, demonstrando as super qualidades de cada alimento. Até agora, as ações de educação nutricional ocorreram nas Escolas Municipais de Educação Infantil D. Pedro I e Paulistinha, nos dias 11 e 24 deste mês.
Durante a atividade na Emei Paulistinha, a aluna Emily de Moraes Lopes de Brito, de 5 anos, gostou de saber mais sobre os super poderes das frutas, principalmente as vitaminas da uva, o seu superalimento preferido. “Aprendemos que os alimentos têm superpoderes”, contou Emily, surpresa com a novidade.
Segundo a nutricionista Adriana Luft, da Smec, que conversa com os alunos sobre a importância de provar todos os alimentos, “as crianças aprendem, de forma acessível, que cada alimento pode trazer um benefício diferente ao seu corpo”.
Já a nutricionista Daiane Weber, da SMS, explica que as atividades fazem os alunos aprenderam brincando. “Dessa forma eles absorveram melhor o conteúdo trabalhado”, destaca.
Para auxiliar no planejamento da atenção nutricional e das ações relacionadas à promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, todas as escolas da rede municipal já iniciaram a avaliação do estado nutricional dos alunos. As medidas antropométricas, em âmbito escolar, consistem basicamente na avaliação do peso e do comprimento/altura, representando um importante recurso para identificação do padrão de crescimento individual e do excesso de peso desta população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário