Páginas

sábado, 21 de abril de 2018

Prefeitura intensifica ação de combate ao mosquito aedes aegypti

O trabalho em Campo Bom para reduzir o número de focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikiungunya, não para. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz periodicamente a fiscalização de locais com maior risco de possuir focos desse mosquito, como cemitérios, em função dos vasos que podem conter água parada, além dos espaços públicos e residências.
Só em 2018, de janeiro até agora, foram encontrados 664 focos do mosquito aedes aegypti na cidade, 31 só no cemitério no período de março. Já na primeira quinzena de abril, foram encontradas 40 coletas positivas no mesmo local. Nesta quarta-feira, 18, uma equipe da vigilância ambiental esteve novamente para uma vistoria no cemitério municipal, local onde será feita em breve a pulverização para matar possíveis larvas do mosquito.
A orientação à população é que cada um faça a sua parte, cuidando do seu pátio, em relação a manutenção, evitando acúmulos de entulhos, mato ou grama alta, pois apesar do mosquito procriar em água parada, esses locais acabam servindo de abrigo para os mosquitos, independente de ser o aedes aegypti ou não. Também é importante ressaltar que as pessoas que aproveitam água da chuva, devem manter os recipientes sempre bem fechados, assim como caixa d’água, evitando o acesso do mosquito na água.
A Vigilância Sanitária poderá aplicar multa conforme a Lei 1.606/94 do Código de Defesa do Município, podendo chegar a valores de 29,49 URM (Unidade Referência Municipal), que corresponde em torno de R$ 100 reais. De acordo com a titular da SMS  Suzana Ambros Pereira, quando for constatado foco de água parada com presença de larvas de mosquito em um local, é realizada coleta e análise em laboratório (dentro da SMS).
“Se for confirmado a espécie do inseto como aedes aegypti, realizamos nova visitação, o mais breve possível, afim de averiguar se houve adequação da situação de acumulo de água no pátio”, afirma Suzana. A multa acontece se houver reincidência de foco do mosquito no mesmo local pela terceira vez.
No início do ano, foi diagnosticado um caso de suspeita de dengue em Campo Bom, porém, não foi confirmado. De acordo com a SMS, apesar de ter sido encontrados focos do mosquito aedes aegypti na cidade, não significa que todos possam conter as doenças, mas são de qualquer forma, vetores. "A espécie existe e está por toda a cidade, por isso é importante a prevenção, para que que se possa reduzir esses focos cada vez mais, evitando que a doença encontre um abrigo para se proliferar", reforça a secretária.
Além das visitas às residências, comércios e terrenos baldios pela vigilância ambiental, a comunidade como um todo, tem papel fundamental nesse controle, não apenas cuidando de suas residências, mas ajudando na fiscalização, para isso o cidadão pode fazer a denúncia através do telefone 3598-8600 ramal 8763, ou enviar e-mail através do Fale Conosco, faleconosco@campobom.rs.gov.br relatando o problema.
Algumas dicas são:
Evitar água parada nos vasos de plantas, pneus
Manter os recipientes de água recolhida da chuva, bem fechados, assim como a caixa d’água
Fazer a manutenção do pátio em relação ao corte de gramas, ou mato
Potes de água de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão;
Materiais de construção devem ser armazenados em ambientes cobertos e secos
Foto: Patricia Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário