Páginas

sábado, 14 de abril de 2018

Vereadores mirins se reúnem pela primeira vez

Alunos das três redes de ensino participarão do projeto aprovado na Câmara Municipal

Ainda em 2017, a Mesa Diretora da Câmara de Campo Bom apresentou projeto para criação do programa Vereador Mirim, permitindo que  11 crianças e jovens, alunos das três redes de ensino, participassem de atividades no Legislativo, simulando todos os processos parlamentares e permitindo aos estudantes compreenderem o papel do Legislativo Municipal junto a sociedade e contribuir para a formação cidadã dos participantes e seus colegas no entendimento dos aspectos políticos da sociedade Campo-Bonense e nacional.
Em 2018, o projeto foi sancionado pelo Executivo e no último mês começou a ser colocado em prática. Seguindo as especificações da lei, o Rotary Club e as três redes de ensino foram contatadas e a indicação dos 11 nomes foi concluída no último dia 6. Já nesta sexta-feira, 13, os estudantes tiveram o primeiro contato com as atividades do programa. No plenário da Câmara e acompanhado de professores, os vereadores mirins foram recebidos pelo presidente da Casa, Victor Souza (PC do B) e pelos vereadores Sandra Orth (PSDB), Jerri Moraes (PMDB) e Tiago Souza (PC do B). Na saudação, os vereadores enfatizaram a importância do programa para os jovens e também para o parlamento. “Queremos que vocês sejam os representantes de todos os estudantes e apresentem matérias que possam ser continuadas pelo Legislativo e Executivo”, destacou Victor. “Estamos felizes de receber vocês e vamos apoiá-los em todas as ações”, completou Sandra. “Queremos que essas atividades sejam divididas com todos os seus colegas”, acrescentou Jerri. Para Tiago, o projeto pode ser o início do desenvolvimento de lideranças. “A primeira vez que usei um microfone foi no Grêmio Estudantil do Fernando Ferrari (escola da rede estadual) e foi ali que comecei minha trajetória de militância”, explicou.

Atividades e tour pelo Legislativo

Após a conversa inicial com os parlamentares, os vereadores mirins apresentarem-se aos demais colegas, conheceram os detalhes das atividades parlamentares e receberam as primeiras informações de como serão praticados os encontros entre eles.
Após treinamento, foi realizada uma visita a todas as dependências do prédio do Legislativo com o intuito de ambientar ainda mais os vereadores mirins e para que os estudantes pudessem tomar conhecimento de todas as atividades realizadas pelo Poder Legislativo.
O próximo encontro dos vereadores mirins ocorre na sexta-feira, 20, para mais uma manhã de apresentação e detalhamento das atividades do programa. A diplomação ocorre no dia 27 e a sessão de instalação da Câmara de Vereadores Mirim será no dia 23 de maio.

Alunos participantes
- Caroline Ames dos Reis – Colégio Santa Teresinha
- Valentina de Oliveira Queiroz – Escola Lampada Mágica
- Camili Baum da Silva - EMEF Marcos Silvano
- Guilherme de Camargo – EMEF Esperança
- Leonardo Arnold da Silva – EMEF Princesa Isabel
- Pablo Henrique Dias da Cruz – EMEF Dona Augusta
- Sophia Rodrigues Martins – EMEF Emílio Vetter
- Thomas Fernandes Cavalheiro – EMEF Edmundo Strassburguer
- Walentiny Terres Luz Fusinato – EMEF Dom Pedro II
- Vitória Joana de Morais Donato – Colégio Sinodal Tiradentes (Indicação Rotary Club)
- Vinicius Ferreira – Escola Estadual Ildefonso Pinto

Foto: Cássios Schaab/Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário