Páginas

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Educadores iniciam ano letivo refletindo sobre O que nos faz felizes?

Com a proposta de uma reflexão sobre o tema O que nos faz felizes?, mais de 1.400 educadores da rede municipal de ensino de Campo Bom lotaram o teatro Feevale na noite de quarta-feira, 7, durante a abertura do ano letivo. Na palestra, o professor, escritor e neurocientista Pedro Calabrez propôs, através de estudos científicos e com exemplos cotidianos, uma reflexão sobre o conceito de felicidade e o que a ciência nos diz sobre o assunto. Sócio-Diretor da NeuroVox e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Calabrez explicou que a experiência que denominamos como felicidade passa por duas formas de vivenciar as experiências que o ser humano comporta: a do Eu Experiencial e a do Eu Projetivo.
 “Seu Eu Experimental é aquela parte de você que vive o presente, a experiência e o prazer imediatos. Já seu Eu Projetivo é o lado de você que olha tanto para o futuro como para o passado, aquele que pesa o que já se passou e projeta o que deve acontecer no futuro. Encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois lados de você, o que quer a felicidade imediata e aquele que quer garantir sua felicidade amanhã, pode ser uma boa forma de aumentar seu nível de satisfação na vida. Fatores como ter gratidão por suas conquistas diárias, manter saudável suas conexões sociais e ter confiança nas pessoas, tanto na vida pessoal como na relação professor/aluno, foram comprovadas cientificamente como ações que aumentam a felicidade”, definiu. O evento contou ainda com um momento cultural com a apresentação da banda Os Modestos.
Durante o evento, o prefeito Luciano Orsi destacou o papel dos educadores como agentes transformadores dos jovens campo-bonenses. "Nossa intenção é ter uma educação com cada vez mais excelência e isso só é possível graças ao empenho e esforço de todos da rede municipal. Por isso, temos investido constantemente em momentos de qualificação e outras ações de valorização de nossos educadores", afirmou.
"A educação é a chave para um futuro melhor e acreditamos que todo o aluno tem potencial e o direito de aprender. Para isso, é fundamental a parceria e engajamento de cada um de nosso educadores", definiu a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.

Atividades seguiram na quinta-feira

O início do ano letivo foi marcado por dois dias de intensas atividades. Além da palestra na quarta-feira, professores, coordenadores e diretores de escolas da rede municipal de ensino, tanto do Ensino Fundamental (Emefs), bem como da Educação Infantil(Emeis), participaram na quinta-feira, 8, de um dia repleto de qualificações. Divididos em  grupos, os participantes tiveram palestras sobre diversos temas relacionados a educação, reunidos em 4 locais diferentes da cidade, além de participarem de uma roda de conversa com o tema Relações de gênero na contemporaneidade: desafios e possibilidades no campo da educação, no teatro Marlise Saueressig.
Somando Educação Infantil e Ensino Fundamental os educadores atendem mais de 9 mil alunos da rede municipal de ensino. O retorno às aulas para os estudantes das Emefs e Emeis acontece na próxima quarta-feira, 14, conforme prevê o calendário escolar unificado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário