Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Prefeitura incentiva plantio de hortas urbanas através do projeto Floração

O Floração Hortas Urbanas, um projeto promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) além de promover um sistema de troca de resíduos produzidos pela comunidade por mudas de hortaliças, chás e temperos, ainda visa estimular a produção de hortas urbanas. Essa ação incentiva a redução da quantidade de lixo orgânico destinado aos aterros sanitários e a produção do próprio alimento de modo saudável.
O titular da Sema, João Flávio da Rosa, explica que separar o lixo corretamente é essencial para manter a qualidade de nossas vidas. "Diariamente, cada pessoa gera cerca de 1kg de resíduos sólidos, uma grande parte desses resíduos são orgânicos e podem ser compostados, gerando um adubo de excelente qualidade, esses resíduos produzidos nas residências da comunidade poderão ser trocados por essas mudas e também podem ser trocados por adubo. A reciclagem não só influência positivamente nas questões ambientais, como ajuda na economia e na organização da cidade”, ressalta o secretário.
Já faz um ano que Gelson Alves da Silva, 35 anos, freteiro, conheceu o projeto e desde então faz suas trocas semanalmente, com ajuda da gestora ambiental. "Aprendi preparar a terra desde o plantio até a colheita", ressalta Gelson.
Para a aposentada, Terezinha Gayger de 65 anos, "o projeto Floração é muito bom, recebemos orientação dos funcionários que são muito dedicados ao projeto".
Como funciona o projeto
A troca pode ser feita na sede do Floração (Av. Bibiano Trott esquina Av. dos Estados, bairro Metzler) nas quartas-feiras das 9h às 11h e das 14h às 16h e também nos sábados das 9h às 11h. Cada porção de resíduos orgânicos, que pode ser entregue em baldes de 5 litros, pode ser trocadas por mudas de hortaliças, chás e temperos. Os resíduos orgânicos podem ser cascas de frutas, restos de hortaliças, erva mate usada, entre outros que podem ser compostados. Estes resíduos são pesados para quantifica-lo para exemplificar para o cidadão qual é a média que é gerada por dia ou por semana. Durante a troca também é explicado como proceder para produzir a compostagem em casa, como produzir sua própria composteiras e como cultivar uma horta.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário