Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Samu recebe novo desfibrilador

Cerca de 20 pessoas, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campo Bom participaram do curso de atualização promovido na Base da Samu na terça-feira, 20, com o tema Atendimento Pré Hospitalar do Paciente Gravemente Traumatizado.
Durante o treinamento um novo Desfibrilador Externo Automático foi entregue pela Secretaria Municipal de Saúde. O equipamento, que custa em torno de R$ 7 mil, irá reforçar os atendimentos dos agentes à comunidade. O Desfibrilador é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as, potencialmente letais, arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente.
O coordenador da Samu, Fábio André Schwan, reforça ainda a importância das capacitações periódicas que são desenvolvidas com os profissionais da área da saúde. “Os protocolos médicos e hospitalares mudam constantemente. É preciso se atualizar. E quem ganha com isso mesmo é a população, que vai ter uma equipe técnica atualizada, bem preparada e bem-disposta”.
O treinamento contou com aulas teóricas e práticas de atualização de procedimentos. O objetivo do curso é melhorar a qualidade do atendimento. A capacitação é dividida em duas etapas, na primeira etapa foram abordados temas como avaliação da cena e avaliação primária, respiração, ventilação e oxigenação circulação, hemorragia, choque, disfunção neurológica, entre outros. Já a segunda qualificação ocorrerá na segunda-feira, 26, quando serão abordados temas como: imobilização com uso de talas/maca rígida/torniquete/cinta pélvica e extricação veicular.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário