Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Prefeito trata de recursos para oncologia com Ministro da Saúde

O prefeito Luciano Orsi e a secretária de Saúde Suzana Ambros Pereira, acompanhados de representantes de municípios da região, participaram nesta quarta-feira, 28, de uma audiência em Brasília com o ministro da Saúde Ricardo Barros, quando cobraram do Governo Federal uma solução para reduzir a fila de espera de pacientes da região para iniciar o tratamento de oncologia. Fizeram parte da comitiva representantes de Dois Irmãos, Ivoti e Novo Hamburgo, além de deputados federais e estaduais.
A mobilização dos gestores públicos da região aconteceu depois que, em reunião realizada segunda-feira, 26, o Governo do Estado do RS acenou não possuir recursos financeiros para socorrer a região e ampliar o teto de atendimento pactuado para estas cidades para a área de oncologia, que são efetuados no Hospital Regina, de Novo Hamburgo. Em muitos casos os pacientes esperam por atendimento por mais de 60 dias, prazo limite preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Orsi destaca que os prefeitos da região já realizaram várias reuniões junto ao Governo do Estado na tentativa de obter um aumento do teto de atendimento de oncologia. "Nós temos nos empenhado para garantir que a população continue sendo atendida e cuidada devidamente. Na reunião com o ministro eu e os demais representantes da região apresentamos dados da preocupante e dolorosa realidade dos pacientes que têm de enfrentar a morosidade na liberação de consultas para obter cuidados e tratamento. Os municípios não têm como arcar com estes custos e precisamos de uma solução urgente, pois quem tem câncer precisa ser atendido com celeridade pois isso é essencial para o tratamento da doença”, define Orsi. A estimativa é que seria necessário um acréscimo de recursos na ordem de R$ 600 mil mensais para zerar a fila de mais de 300 pessoas que esperam pelo início do tratamento. Quase o dobro dos cerca de R$ 700 mil que o Hospital Regina recebe mensalmente.
O ministro Ricardo Barros afirmou que agilizará o processo para que seja realizado um estudo técnico junto ao Estado e ao prestador de serviço sobre esse deficit do serviço e depois disso será estudada uma proposta. “Acredito que essa mobilização foi importante para abrirmos o caminho na busca de uma solução. Dependemos agora dessa análise técnica para obtermos uma nova posição do Ministério da Saúde, a qual esperamos que seja positiva”, sintetiza a secretária Suzana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário