Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Muamba e Muambinha são sucesso de público

A música e a diversão tomaram conta do centro de Campo Bom no último sábado, 24, com a passagem da Muamba e da Muambinha Comunitária. Integrantes das Escolas de Samba Unidos da Ponte, de Estância Velha, Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo e Bambas da Orgia, de Porto Alegre, fizeram a comunidade entrar no clima do Carnaval e chamaram a atenção de moradores e visitantes pela alegria e pelo samba no pé. Resgatando a tradição do Carnaval popular de rua e combatendo as mais diferentes formas de discriminação, a Muamba foi promovida pela Prefeitura em parceria com a União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom (UABV).
A festa começou logo de tarde, com a Muambinha, uma ação especial para a garotada. Fantasiados, os pequenos foliões desfilaram pela Adriano Dias, junto com um carro elétrico, embalados ao som da banda da Escola de Arte-Educação, e acabaram todos em um grande baile na área coberta do Largo Irmãos Vetter.
À noite, depois de um aquecimento com o grupo de pagode Bem Comum, de Campo Bom, foi a vez dos foliões descerem a Adriano Dias puxados pelas escolas de samba. Para encerrar o evento, os integrantes da Bambas da Orgia, a escola de samba mais antiga em atividade na cidade de Porto Alegre, desfilaram toda a sua alegria e entusiasmo. Fundada em 6 de maio de 1940, o Bambas é a maior vencedora do grupo especial do carnaval de Porto Alegre, tendo conquistado 20 títulos no grupo principal.
Como o tema A diversidade é o que nos une, a 6ª edição da Muamba Comunitária contou ainda com o Bloco da Diversidade, onde foliões da comunidade defenderam a importância do respeito a diversidade de raça, religião, gênero, entre outras.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a Muamba e a Muambinha são formas de integrar a comunidade. “Foi um lindo espetáculo e que reuniu a comunidade e visitantes. O Carnaval é a festa mais emblemática do povo brasileiro, e uma boa parcela da comunidade tem uma identificação cultural forte com esse evento. Assim como promovemos a Muamba, estamos sempre promovendo um espectro amplo de eventos culturais, pois todos têm o direito de se expressar”, define Orsi.

Sobre a Muamba Comunitária
A Muamba Comunitária surgiu em 2012, com o propósito de resgatar os bons tempos do Carnaval de Rua de Campo Bom. Em 2014 a Muamba foi instituída como evento oficial do Município de Campo Bom, sendo incluída no calendário de eventos, com objetivo de reinserir o carnaval na agenda cultural da cidade, como forma de congregação popular pública. 
Foto: Eder Zucolotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário