Páginas

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

VerdeSinos finaliza o ano com planejamento e trabalho

Evento teve apresentação de pesquisa do professor da Feevale, Fernando Spilki

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) realizou, na quarta-feira, 6, o encerramento das atividades do ano do Projeto VerdeSinos, no Centro Ambiental de Campo Bom. Com a participação de 15 municípios da Bacia do Rio dos Sinos que fazem parte do Processo Gerencial de Efetivação do Plano de Bacia (Progefe), as atividades começaram pela manhã e se estenderam durante o dia. Na ocasião, o coordenador do mestrado em Virologia da Universidade Feevale, Fernando Spilki, apresentou a pesquisa Fontes de contaminação fecal da água na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
O encontro teve a apresentação dos resultados do processo de planejamento, com qualificação teórica e prática de utilização do questionário, primeiro instrumento do caderno de campo, que será composto, ainda, por plano de manejo e ferramenta de monitoramento, e será executado em 2018.  Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) - Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e dos municípios parceiros em campo testaram o instrumento feito pelo biólogo Fernando Soares, da prefeitura de Três Coroas, e pelo técnico da Emater de Sapiranga, Mateus Mello. Os agentes puderam, ainda, assistir à apresentação do trabalho premiado do projeto Dourado Áreas úmidas ou banhados, um ecossistema ameaçado, além da pesquisa do professor Spilki.
O evento contou também com as presenças do prefeito em exercício de Campo Bom, José Roberto dos Santos; a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider; e o secretário do Meio Ambiente, João Flávio da Rosa.

Para que servirá o questionário?

O instrumento de diagnóstico apresentado nesta quarta-feira levantará dados fundamentais das propriedades rurais parceiras em 2018. A partir dos resultados, serão planejadas intervenções que visam contribuir com o saneamento rural, como cisternas, composteiras, esterqueiras, mata ciliar, proteção de nascentes e, principalmente, fomentar melhorias de qualidade e disponibilidade de água. Serão 37 novas áreas no VerdeSinos a partir de 2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário