Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Acolhimento será tema de encontro da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrirá oficialmente a temporada 2017 de encontros do Programa de Educação Permanente (PEP) esta semana. O PEP tem a função de levar qualificação sobre os mais diversificados temas aos trabalhadores da área da saúde. O primeiro encontro do ano será realizado na quinta-feira, dia 27, das 13 às 17 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, e terá como tema o Acolhimento. Durante o evento será apresentado aos profissionais exemplos de outras cidades que trabalham o acolhimento com classificação de risco da Atenção Básica.
O novo sistema foi implantado no começo deste mês nas Unidades de Saúde de Campo Bom, quando o acolhimento passou a ser feito por classificação de risco, levando em conta a situação de saúde do paciente e também a sua vulnerabilidade social. Com o novo sistema, que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 100% da população que chega às 10 Unidades de Saúde que contam com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é acolhida e encaminhada para consulta conforme a classificação de risco.
O evento contará com três palestrantes: enfermeiro Diego Pinheiro, de Sapucaia do Sul; enfermeira Márcia Ribeiro, de Estância Velha; e Fábio Bernardo da Silva, Secretário Municipal de Saúde de São Leopoldo. Todos os palestrantes trarão relatos de experiência em torno do acolhimento na sua cidade.
Além de capacitar e qualificar mais os profissionais, o PEP é promovido com o objetivo de dar espaço para os profissionais compartilharem seus conhecimentos de projetos implantados na rede. Em decorrência do encontro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas durante a tarde do dia 27. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário