Páginas

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Campo Bom apresenta aplicativo de comunicação e gestão compartilhada

Transparência, inovação, gestão participativa, inclusão e comunicação. Essas palavras chaves ajudam a descrever o Conecta Campo Bom, um aplicativo de celular onde o cidadão poderá encaminhar suas demandas a Administração Municipal de forma rápida, ágil e sem burocracias. O mais novo aplicativo de comunicação e gestão compartilhada, que está sendo desenvolvido exclusivamente para a Prefeitura de Campo Bom, foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 27, pelo prefeito Luciano Orsi e sua equipe de comunicação, durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, ação organizada pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura e que teve como objetivo estimular o surgimento das cidades inteligentes. O evento que aconteceu ao longo do dia no teatro do Complexo Cultural CEI, contou com a presença de prefeitos, gestores, vereadores e empresários que compartilharam experiências, soluções e debateram como investir em tecnologia para melhorar setores como saúde, educação e segurança pública.
Abrindo o evento, Orsi aproveitou para falar da importância da utilização da tecnologia na gestão pública e da importância do compartilhamento de conhecimento e de experiências na área tecnológica entre os municípios. “Nossa missão maior como gestores é de trabalharmos pela comunidade. Nos dias atuais temos um descompasso, pois temos um cidadão muito mais conectado e atualizado do que a maioria das administrações municipais. Por isso devemos unir forças e partilhar o conhecimento com o objetivo de qualificar o serviço público”, definiu Orsi.
O prefeito também apresentou ao público o aplicativo Conecta Campo Bom que está em fase de testes e que deve ser lançado em breve. “Além do acesso muito mais fácil a notícias, serviços e informações úteis, o Conecta Campo Bom também oferecerá ao cidadão a oportunidade de participar ativamente da melhoria da cidade, através do envio e acompanhamento de demandas, sejam elas estruturais ou de serviços. Tudo isso distribuído em um aplicativo com um layout bonito, funcional e intuitivo, e que poderá ter incorporado ao seu sistema ainda mais serviços e funcionalidades no futuro. Essa é uma forma de ampliar a transparência e de manter um canal direto para que a comunidade possa encaminhar suas demandas”, explica Orsi.
Segundo o Coordenador de Comunicação Tiago de Vargas, o aplicativo se insere na proposta da Administração Municipal que é a de manter um diálogo aberto com a comunidade, de transparência e de resolução de problemas. “Essa é uma forma de trazer a gestão mais próxima do cidadão. De trabalhar a inclusão do cidadão e de facilitar o acesso ao encaminhamento de demandas”, define Vargas. Além de Vargas, que trabalha como Coordenador de Projeto, o aplicativo vem sendo desenvolvido por Junior Reis, na Direção de Arte, e Igor Vettorello, como Desenvolvedor de Sistema.
Saiba mais sobre o Conecta Campo Bom
Assim que lançado oficialmente, o aplicativo estará disponível gratuitamente para download nos sistemas Android e IOS. Ele será composto de menu de Notícias, Empregos, Cidade, Prefeitura, Sua Voz e Deu Certo:
No menu NOTÍCIAS, o usuário receberá diariamente matérias informativas divulgando as ações desenvolvidas pela gestão, proporcionando assim maior transparência e acesso do cidadão ao trabalho realizado pela Prefeitura.
Em EMPREGOS, o cidadão terá acesso direto as ofertas de trabalho disponíveis no município sempre de forma atualizada. Além do mais, esse espaço também permitirá que empresas cadastrem suas vagas de forma simples e rápida, aumentando ainda mais as chances do trabalhador em ser recolocado no mercado de trabalho.
No menu CIDADE, estarão disponíveis os símbolos municipais, texto contendo a história do município, números importantes, downloads de materiais gráficos, hino oficial e jingle, além de outras informações e serviços que poderão ser acrescidos a este espaço através de updates constantes.
Em PREFEITURA, o usuário terá acesso às informações de contato do Prefeito, Vice, Chefe de Gabinete e Secretários, assim facilitando e estreitando a comunicação entre o cidadão e o governo municipal.
No menu SUA VOZ, a comunidade interage diretamente com a prefeitura através do envio de demandas, tudo isso de modo rápido e fácil. Seja o conserto de um buraco, a troca de uma lâmpada ou a queda de uma árvore, não importa, em apenas um click, o Conecta Campo Bom permitirá que o cidadão participe de forma colaborativa na resolução dos problemas do município.
As fotos podem ser feitas através do próprio aplicativo ou buscadas diretamente na galeria do Smartphone. Depois que a imagem é escolhida, basta registrar uma descrição curta acerca do problema apontado e marcar a localização do mesmo, seja pelo GPS ou, se o cidadão estiver distante do local, preenchendo corretamente o endereço da solicitação.
Uma vez que o aplicativo está totalmente ligado ao sistema de TI da administração municipal, o último passo cabe à equipe interna da prefeitura que fará a gestão das solicitações recebidas pelo Conecta Campo Bom. Depois de recebido e aprovado, o pedido é devidamente protocolado e encaminhado diretamente ao setor responsável.
Mensagens impróprias que contenham fotos ou textos ofensivos serão vetadas, de modo a acelerar e otimizar a resolução daquelas solicitações que realmente correspondam com a finalidade da ferramenta.
Em DEU CERTO, o aplicativo disponibilizará um mural de demandas solicitadas e já resolvidas, através de fotos que atestem o “antes e depois” do problema. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário