Páginas

terça-feira, 25 de abril de 2017

Baixa procura por imunização contra a gripe preocupa Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convoca a comunidade a se imunizar contra a gripe H1N1, transmitida pelo vírus Influenza A. Até a segunda-feira, 24, 4.113 pessoas haviam sido imunizadas contra a gripe, o que perfaz cerca de 25% da meta que é de vacinar 15.972 pessoas no município até o dia 26 de maio. “O ideal é que já tivéssemos atingido 50% de nossa meta. Os índices são especialmente preocupantes nos grupos dos idosos e das crianças, dois grupos que contam com imunidade mais sensível. Acreditamos que por não termos casos registrados de gripe A na região a comunidade não esteja preocupada em procurar a proteção. Mas exatamente para não termos casos de gripe A na cidade é que pedimos que as pessoas se imunizem preventivamente”, enfatiza a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.
Segundo a secretária, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fornecem a vacina gratuitamente aos grupos prioritários e de risco, seguindo as normas do Ministério da Saúde (confira os grupos abaixo). A vacinação pode ser realizada no horário normal de atendimento das UBSs, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 17h, com exceção dos bairros Celeste e Paulista, onde o atendimento acontece das 7h às 17h, e do Centro Materno Infantil, que vacina das 7h às 18h30min. Além disso, cada UBS conta com horário de trabalhador um dia por semana, quando o atendimento é estendido das 17h às 19h.
A campanha contará ainda com o Dia D de Vacinação, dia 13 de maio, quando todas as UBS abrirão exclusivamente para a vacinação. A Campanha de Vacinação atenderá as pessoas que se enquadram no grupo prioritário e de risco, ou seja, com imunidade mais sensível. A determinação é do Ministério da Saúde, que traçou o perfil do grupo.
Fazem parte do grupo:
- Educadores;
- Crianças de 6 meses até menos de 5 anos;
- Gestantes;
- Puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias);
- Trabalhadores da área da saúde;
- Indivíduos com 60 anos ou mais;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de qualquer idade.
- Povos indígenas;

Todas as condições prioritárias e de risco listadas devem apresentar a receita médica comprovando o quadro. Ainda fazem parte do grupo prioritário e de risco adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários de sistemas prisionais.  (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário