Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Secretaria de Saúde inicia ciclo de reuniões com a comunidade

Mais de 80 pessoas participaram na noite de terça-feira, 18, de reunião promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a comunidade atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro 25 de Julho. O encontro, que aconteceu na Associação de Moradores do bairro Cohab Leste, é o primeiro de uma rodada de encontros que devem passar pelas 10 UBSs da cidade que contam com 13 Estratégias de Saúde da Família (ESF). Durante o encontro desta semana, a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, e os profissionais da ESF da UBS puderam apresentar para a comunidade o trabalho desenvolvido na área da saúde na unidade e também as ações implementadas em toda a rede municipal. “Nossa ideia com esses encontros é aumentar a aproximação dos profissionais com a comunidade, ouvir as sugestões e críticas da população, tudo para podermos aperfeiçoar ainda mais o atendimento”, define Suzana. O próximo encontro ocorre no dia 3 de maio, às 19h, com a comunidade atendida pela UBS Imigrante Norte.
O prefeito Luciano Orsi, que também participou do encontro, parabenizou a SMS pela ação e destacou que a atividade foi pensada para melhorar a saúde e a qualidade de vida dapopulação.  “Esses encontros servem para debatermos ações que melhorem o bem-estar das pessoas. É muito importante que a comunidade participe e apresente suas demandas”, destaca Orsi.
Além de discutir o retorno de grupos desenvolvidos na UBS, como o grupo de caminhada orientada, um dos destaques apresentados foi a implantação do acolhimento com classificação de risco da Atenção Básica nas Unidades de Saúde do município. A reestruturação do serviço ocorreu no início do mês na rede municipal de saúde, quando o acolhimento passou a ser feito por classificação de risco, levando em conta a situação de saúde do paciente e também a sua vulnerabilidade social. Com o novo sistema, que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 100% da população que chega às 10 Unidades de Saúde que contam com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é acolhida e encaminhada para consulta conforme a classificação de risco. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário