Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Saúde tratada muito além da consulta e do medicamento

Foto: Eder Zucolotto - PMCB
Ações complementares estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde em diversas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Um exemplo disso são os grupos de caminhada orientada, como o do bairro 25 de Julho, que esbanja alegria e vitalidade

Todas as terças e quintas-feiras de manhã a aposentada Célia Schuch, de 77 anos, tem um compromisso marcado: acorda cedo, aproveita seu café da manhã e se dirige até a Unidade Básica de Saúde (UBS) 25 de Julho, no bairro onde mora. Mas Célia não está indo lá em busca de uma consulta médica ou para retirar medicamentos. Ela, assim como cerca de outros 30 usuários da UBS, está ali para praticar saúde de outra forma. Todos eles fazem parte do grupo de caminhada orientada da UBS que se reúne todas as semanas para percorrer o bairro. Uma caminhada de cerca de uma hora que tem mudado a vida de muita gente para a melhor. Uma diferença que Célia já sente no seu dia-a-dia. “Me sinto bem melhor com a caminhada, mais disposta. Além disso, aqui a gente também faz muitas amizades. Todos que puderem devem participar”, convida Célia.
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suzana Ambros Pereira, esta não é uma ação isolada. “Em todas UBSs da cidade se praticam atividades variadas que complementam o trabalho realizado nestas unidades. Queremos que a saúde vá muito além da consulta e do medicamento. Além da caminhada, que reúne quase 200 pessoas nas UBSs, temos também grupos de ginástica, artesanato, grupos de jovens, grupos de Hiperdia (que reúnem pessoas com hipertensão e/ou diabetes), entre outras ações em desenvolvimento”, conta Suzana.
A secretária ressalta ainda que os investimentos em ações de prevenção, de promoção de saúde e de bem-estar oferecidas para comunidade, previnem e tratam inúmeras doenças e acabam sendo bem mais em conta que os tratamentos de saúde decorrentes que tem de ser feitos mais adiante devido a malefícios que podem ser evitados com uma mudança de estilo de vida. “Doenças como hipertensão, diabetes, depressão, podem ser prevenidas, amenizadas ou tratadas, com essas ações que mudam o modo de agir da pessoa, física e mentalmente, levando a um estilo de vida mais saudável”, destaca.
Ações que se multiplicam
Segundo a coordenadora de Programas Complementares da SMS, Rita Klein, ações suplementares estão sendo desenvolvidas em praticamente todas Unidades de Saúde da cidade. “Temos grupos de caminhadas em 10 UBSs, sendo que algumas já possuem mais de um grupo por unidade. Outro bom exemplo é que muitos grupos de Hiperdia contam com sessões de ginástica após seus encontros, contando com a supervisão de educadores físicos e, mesmo os grupos que não tem ginástica, fazem atividades como a dança, o que serve como uma forma de movimentar o corpo e ainda como uma terapia. Queremos ver as pessoas saudáveis física e mentalmente”, destaca Rita.
Segundo Rita, isso faz parte de uma visão mais ampla sobre o tratamento do usuário da rede de saúde, que passa por um acolhimento que trata a pessoa como um todo. “Queremos descentralizar o atendimento das unidades de saúde da figura central do médico. Temos toda uma equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais que podem dar suporte aos usuários em suas necessidades. Além disso, muitas coisas podem ser resolvidas com os trabalhos em grupos, onde um usuário ajuda o outro”, destaca.
E ainda mais ações complementares estão sendo planejadas e ampliadas. Estão sendo desenvolvidos grupos de canto, como no bairro Sana Lúcia; parcerias com a Secretaria de Educação e Cultura estão aumentando o trabalho com grupos de jovens, como o que é desenvolvido no bairro Imigrante Norte; assim como a saúde bucal vem sendo trabalhada nas escolas, com escovação, aplicação de flúor e cuidados bucais, o que vem sendo desenvolvido nas escolas Pastor Ramão, Emílio Vetter e Lúcia Mossman; entre muitas outras ações. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário