Páginas

terça-feira, 25 de abril de 2017

Sensores eletrônicos poderão detectar bactérias e outros materiais orgânicos no Rio dos Sinos

Projeto de pesquisa entre Feevale e universidade dinamarquesa terá o objetivo de desenvolver sistemas inteligentes de monitoramento da qualidade da água

Nesta semana, a Universidade Feevale recebe pesquisadores da University of Southern Denmark, com vistas a futuros projetos em conjunto na área da qualidade ambiental. A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale, por meio do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental. Na segunda-feira, 24, professores das duas instituições participaram de workshop no Feevale Techpark, em Campo Bom, com o objetivo de aproximar as duas universidades. Já na terça-feira, 25, aconteceu uma reunião para que, a partir do que foi debatido no workshop, as duas universidades pudessem alinhar os futuros projetos em conjunto.
Na reunião, foram iniciadas as tratativas para um projeto de pesquisa que focará no desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento de água, em tempo real, com a utilização de parâmetros físicos, químicos e biológicos de forma conjugada, também chamado de Real Time Monitoring System. A pesquisa visa juntar experiências nas áreas de qualidade da água, tecnologias e engenharias, considerando que os pesquisadores de limnologia e ecologia estão na Universidade Feevale, enquanto os pesquisadores de engenharia de biossensibilidade estão na University of Southern Denmark.
O projeto será elaborado concomitantemente por ambas as instituições; em junho desse ano, o professor José Galizia Tundisi fará uma visita à University of Southern Denmark, momento no qual ambas universidades discutirão o rascunho do projeto. A partir desse momento, serão feitas webconferências, com a intenção de finalizar o texto do projeto até o final do ano para, então, submetê-lo a agências de fomento externo no Brasil e no exterior. Trata-se de uma inovação tecnológica, com potencial de patente e amplo mercado consumidor.
Sobre as áreas de pesquisa das duas universidades
A  University of Southern Denmark produz sensores eletrônicos de detecção de matéria orgânica (bactérias e outros) em meios fluidos, no departamento NanoSYD do Instituto Mads Clausen. A universidade dinamarquesa tem interesse em ampliar essa tecnologia, em parceria com um país em desenvolvimento, para a utilização na área ambiental. Hoje, no país europeu, esse método é utilizado para monitoramento de qualidade na área alimentícia.
Já a Universidade Feevale, por meio do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental, é referência no estabelecimento de plataformas urbanas de avaliação da qualidade da água dos rios e em planos de gestão para melhorar a qualidade e recuperação da água. Um projeto em conjunto entre os dois países visará desenvolver sistemas inteligentes integrados para monitoramento dos rios, por meio de microequipamentos eletrônicos para detecção de bactérias e outros materiais orgânicos nas águas dos nossos rios - sensores que poderão ser colocados, futuramente, à disposição do poder público, explica o professor José Galizia Tundisi. “Esse projeto nos trará uma tecnologia mais avançada de monitoramento da água, fortalecerá a internacionalização da Feevale e acelerará o intercâmbio entre as duas instituições”, afirma.  (Fonte: Imprensa Feevale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário