Páginas

sábado, 15 de abril de 2017

Prefeitura remove 6 caminhões de lixo em mutirão de limpeza de espaços públicos

Sofás e colchões velhos, pneus usados, piscinas de plástico rasgadas, restos de couro, guarda-roupas quebrados. A cena, que parece de uma usina de reciclagem de lixo, infelizmente foi a encontrada em diversos espaços públicos de Campo Bom na tarde de quarta-feira, 12, quando a Prefeitura, por meio das secretarias de Obras e de Meio Ambiente, executou um mutirão de limpeza pública em diversos bairros da cidade. O trabalho consistiu na retirada de lixo, entulhos e galhos de descartes irregulares em alguns pontos de vias públicas e calçadas. A iniciativa passou pelos bairros Aurora, Ipiranga, Quatro Colônias e Genuíno Sampaio. O saldo de todo esse descarte irregular foi alarmante: foram recolhidos 6 caminhões repletos de lixo.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, todo este lixo descartado irregularmente, além de poluir visualmente a cidade, oferece risco a saúde das pessoas e ao meio ambiente. “Esses espaços cheios de entulhos servem de criadouros para o mosquito da dengue, ratos, cobras e outros animais peçonhentos. Estamos cientes e fazendo a nossa parte, mas manter a cidade limpa não é tarefa só do poder público. Precisamos nos unir, Prefeitura e comunidade, para fazer da cidade um lugar mais bonito para se viver”, define Orsi.
O secretário de Meio ambiente, João Flávio, pede a colaboração no sentido da comunidade não proceder mais com o descarte irregular de entulhos e lixo. “A ideia, em um segundo momento, é de aproveitar estes espaços para fazer o plantio de mudas de árvores e flores. As pessoas que quiserem descartar eletrodomésticos velhos, sofás, fogões, entre outros materiais em desuso podem utilizar o serviço do Cacotreco”, lembra Flávio. O atendimento do serviço disponibilizado pela Prefeitura é gratuito e tem por foco o cuidado com o meio ambiente, uma vez que garante que inservíveis como móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e até pneus, sejam recolhidos na porta da casa dos contribuintes e tenham uma destinação final correta. O projeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e para solicitar o agendamento do recolhimento de algum descarte é preciso ligar para o telefone 3598 8600, ramal 8643.
“Infelizmente, depois de executarmos o trabalho de limpeza é comum vermos moradores depositando lixo novamente nas calçadas”, lamenta Flávio, informando que não é permitido descarte de entulho e nem lixo em terrenos baldios, na frente das avenidas e residências, sob pena do proprietário incorrer em multas. Quem presenciar alguém efetuando descarte irregular de materiais pode ligar para a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3598 8600, ramal 8643. (Fonte: PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário