Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Escola Morada do Sol participa do Programa Deputado por um Dia

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Morada do Sol representa Campo Bom e a região na 50ª edição do Programa Deputado por um Dia, da Assembleia Legislativa do RS. A atividade busca aproximar os estudantes do Parlamento, estimulando o surgimento de jovens lideranças e evidenciando a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento da sociedade. A escola Morada do Sol foi uma das cinco unidades de ensino escolhidas em todo o Estado para participar do Programa, onde os jovens estudantes atuam como deputados, vivenciando a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei.
A primeira atividade do Programa na Emef Morada do Sol aconteceu na manhã desta terça-feira, 5, quando alunos do 5º ao 9º ano da escola acompanharam uma palestra promovida por Ana Lúcia Rocha Santos e Renata Rech, da Escola do Legislativo Deputado Ronildo Bolzan. As representantes da Assembleia Legislativa entregaram aos estudantes uma cartilha que explica como funciona a dinâmica do Programa e que orienta alunos e professores sobre o regulamento e sobre a elaboração dos projetos legislativos.
No Deputado por um Dia, estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas atuam como deputados ao longo do dia, vivenciando a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante. Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que será discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do dia 13 de agosto, na sede da Assembleia Legislativa do RS. Neste dia, 11 alunos escolhidos entre estudantes de 7º ao 9º ano da escola Morada do Sol irão a Assembleia, sendo que um deles ocupara a cadeira de deputado para, junto de outros alunos-deputados, promover a apreciação e votação dos projetos de lei elaborados pelos estudantes.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário