Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2018

Começa mais um ciclo de palestras do Farmacêuticos em Ação

Promover mudanças de saúde e comportamento, gestão nutricional, proporcionando melhores resultados no controle glicêmico, para pré-diabéticos, diabéticos e para quem busca qualidade de vida, são as propostas do Farmacêuticos em Ação. O projeto é desenvolvido pelo coordenador da Farmácia Básica Municipal de Campo Bom, o farmacêutico Fabrício Correia Marques, em parceria com a primeira-dama, a farmacêutica Kátia Orsi.
O primeiro evento do ano aconteceu na tarde na segunda-feira, 11, com a palestra com o tema Educação Continuada em Diabetes, para cerca de 20 pessoas atendidas pelo Cras Operária. O bate-papo, que durou cerca de 1h30min e aconteceu no Cras/CEU, apresentou aos moradores as principais causas, sintomas, o que ocorre no organismo de quem apresenta taxa elevada de açúcar, fatores de risco, como prevenir e como tratar a doença.
O primeiro ciclo de palestras aconteceu no ano de 2017, quando foi apresentado um panorama geral da doença, num total de seis palestras pelas quais o grupo levou informações sobre a diabetes, incluindo oficinas sobre preparação de alimentos.
Segundo a primeira-dama Kátia Orsi, as reuniões serão quinzenais, e terão uma programação de acordo com a necessidade do grupo, que podem variar de 6 a 8 encontros, “Dentro da programação de cada reunião, temos a possibilidade de interagir com os participantes, afim de esclarecer suas dúvidas, que vão surgindo a cada assunto abordado. Também queremos abranger mais bairros, como Meztler e Santa Lúcia, para que todos tenham acesso a informações sobre a doença ”, fala Kátia.

Sobre a doença

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o diabetes está entre as cinco doenças que mais matam no país, chegando cada vez mais ao topo do ranking. De 2000 a 2010, a doença foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Nesse período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue, para a qual ainda não existe cura definitiva. No entanto, existem vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Para isso, basta procurar a unidade de saúde do bairro onde mora. Entre os sintomas da doença, estão a perda involuntária de peso, fadiga, fraqueza, sensação de sede em excesso e infecções regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário