Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2018

Planejamento familiar: uma responsabilidade que deve começar cedo

O planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também a prevenir gravidez indesejada, principalmente em adolescentes. Sendo assim, a Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem desenvolvido estratégias de acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde, para orientação, tanto de jovens, sobre ações de prevenção, quanto na orientação das gestantes.
Somente esse ano em Campo Bom, foram contabilizados 17 casos de gravidez em menores de idade, sendo 11 menores de 17 anos, 2 menores de 15 anos, 2 menores de 14 anos e 2 menores de 13 anos. Todas são acompanhadas por responsáveis nas consultas de pré-natal no Centro Materno Infantil (CMI).
"O Planejamento Familiar, antes de tudo, é um direito e uma escolha do casal, ou da mulher, que deve escolher livremente o melhor momento para ter um filho ou não. Queremos que essa escolha seja consciente e oportuna, evitando uma gestação indesejada ou não planejada. O acesso a informações, o aconselhamento e a disponibilização de métodos contraceptivos podem auxiliar a evitar uma gravidez indesejada", afirma a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.
Onde obter o atendimento
O atendimento sobre Planejamento Familiar ocorre todas as quartas-feiras nos turnos da manhã e tarde no CMI e é feito com ou sem encaminhamento do médico ou do enfermeiro. Todas as Unidades de Saúde podem fazer contato via telefone para agendamento. O planejamento reprodutivo é realizado pela enfermeira e assistente social. Os pacientes passam pelo acolhimento e aconselhamento e então são abordados os métodos contraceptivos (MAC) ofertados pelo município.
Após a escolha do método é agendado retorno com médico para avaliação e conduta e, se necessário, agendamento do procedimento. Após o procedimento com o médico, todos os pacientes passam por revisões mensais e anuais com médico e enfermeira.
Conheça alguns dos métodos contraceptivos oferecidos:
Hormonais: Anticoncepcional Oral (ACO) também conhecido como comprimido.
Dispositivo Intra Uterino (DIU) Podendo este ser de cobre ou DIU Mirena (em falta no momento)
Anticoncepcional injetável e intradérmico – implante.
Barreira: Condom feminino e masculino (camisinha).
Definitivos: Laqueadura e vasectomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário