Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Raciocínio, lógica e paciência no Torneio Aberto de Xadrez

O Torneio Aberto de Xadrez Cidade de Campo Bom movimenta a cidade a 23 anos. No último sábado, 9, o ginásio da escola municipal Borges de Medeiros sediou mais uma vez o evento que é considerado pela Federação Gaúcha de Xadrez o maior do Rio Grande do Sul em número de participantes. Cerca de 270 enxadristas de diversas cidades do Estado participaram da competição. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) reuniu pessoas de todas as idades, desde os pequeninos até os veteranos.
Para a titular da Smec Simone Schneider, o jogo de xadrez envolve lógica, raciocínio e estratégia. "O jogador adquire um senso prático de organização além de concentração. É um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador, outras habilidades, como: perseverança, capacidade de estudo e organização pessoal. Todo esse processo faz parte da 'construção do indivíduo' e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho”, comenta Simone.
Em sua segunda participação em uma competição o estudante do 3º ano da escola Princesa Isabel, Cassiano de Melo, de 9 anos, estava ansioso pelo início da competição. “ Eu estou gostando muito de competir ”, fala Cassiano. 

Sobre a competição 

Os participantes foram divididos nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16, adulto (acima de 17 anos) e veterano (acima de 50 anos) e as partidas disputadas em sistema Suíço, em cinco rodadas, exceto nas categorias sub 10, que tiveram mais de 70 inscritos (disputa em 6 rodadas), com 20 minutos para cada enxadrista. 
Os dez primeiros colocados foram premiados, sendo que primeiro colocado de cada categoria recebeu o troféu e os demais receberam medalha.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário