Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2018

Câmara aprova criação do Conselho dos Direitos da Mulher

Na noite de segunda-feira (14), a Câmara de Vereadores de Campo Bom realizou sessões ordinária e extraordinária e apreciou pedidos de informações, projetos de lei, decreto legislativo e requerimentos. A reunião também contou com a posse da suplente Ieda Lauxen (PP/foto) na vaga de seu colega de partido Alexandre Hoffmeister, afastado por atestado médico.
De autoria do vereador Joceli Fragoso (PTB) foram aprovados os pedidos de informações endereçados ao Poder Executivo que solicitam esclarecimentos sobre gastos com cargos de confiança e adicional de produtividade mensal. Também endereçado ao Executivo, foi aprovado o requerimento de autoria do vereador Paulo Tigre (PMDB) que propõe a criação de programa de acesso a lista de classificados para vagas da educação infantil na rede municipal. Os parlamentares também aprovaram requerimento do vereador João Paulo (PMDB) que solicita a concessionária de energia RGE Sul a troca de postes no bairro Mônaco.
Em uma das votações mais aguardadas da noite, por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto que autoriza a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, proposta apresentada pelo Poder Executivo. Uma mensagem retificativa ao projeto, apresentada pelo Executivo, também foi aprovada, assim como cinco emendas apresentadas pelo vereador Max de Souza (PMDB). Já uma das emendas ao projeto, de autoria dos vereadores Professora Sandra Orth (PSDB) e Joceli Fragoso (PTB), foi rejeitada pelos demais parlamentares.
Transporte Coletivo
Também por unanimidade, os vereadores aprovaram três projetos de lei do Poder Executivo que apresentam alterações nas leis de concessão do transporte coletivo. Os projetos integram um pacote de modificações com o objetivo de baratear o custeio do transporte público e permitir a redução na tarifa para os usuários. Os projetos aprovados permitirão alterações na lei da concessão, isenção de ISS e concessão de incentivo financeiro ao consórcio responsável pelo transporte público. Por nove votos favoráveis e um contrário, os vereadores aprovaram dois projetos do Executivo que apresentam modificações em legislação que regra a atuação de médicos na rede pública municipal de saúde.
Segurança
Os dois projetos de lei apresentados pelo Executivo para deliberação na sessão extraordinária foram aprovados por unanimidade. Com isso, o Executivo fica autorizado a instituir o Gabinete de Gestão Integrada para a Segurança Pública Municipal, um órgão colegiado de deliberação e coordenação de políticas públicas municipais de segurança e cidadania.
Conforme previsto no Regimento Interno do Legislativo, a convocação da sessão extraordinária não estabelece remuneração extra aos parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário