Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Comunidade e autoridades debatem segurança no Imigrante

Na noite de terça-feira, 15, o prefeito Luciano Orsi participou da reunião promovida pela Comissão Especial de Segurança Pública da Câmara de Vereadores com a comunidade do bairro Imigrante, onde foram ouvidas as reivindicações e debatidas ações de combate à criminalidade. Cerca de 100 pessoas participaram da ação, realizada no ginásio da Escola Santos Dumont, que contou com a participação de diversas entidades envolvidas na área de segurança pública da cidade.
Orsi destacou que medidas estão sendo tomadas para trazer mais segurança para toda a cidade, com atenção especial para áreas como o Imigrante, que ficam na divisa entre municípios. "Dentro de alguns dias iremos estruturar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que irá integrar de forma concisa, direta e efetiva os diversos órgãos municipais promotores da segurança pública, onde poderemos desenvolver estratégias e ações ainda mais eficazes na área de segurança, incluindo áreas como o Imigrante, que requerem uma atenção diferenciada. No momento, a Prefeitura auxilia na permanência de quatro núcleos de Policiamento Comunitário, incluindo o do bairro Imigrante. Através do GGI-M iremos estudar a possibilidade de ampliar o número de bairros atendidos pelo Policiamento Comunitário e formas de aperfeiçoar ainda mais o projeto”, afirmou o prefeito.
O prefeito destacou ainda que acaba ser aberto o edital de licitação para a aquisição de equipamentos para o cercamento eletrônico de Campo Bom e mais cinco cidades da região. “Campo Bom será contemplada com 16 câmeras, sendo que três delas devem ser instaladas no bairro Imigrante. Sabemos que o Governo do Estado, responsável direto pela área de segurança, está passando por dificuldades financeiras e tem déficits enormes de investimento no setor. Por isso o Município, em parceria com as entidades responsáveis direta ou indiretamente pela segurança, tem se esforçado para tomar atitudes que aumentem a segurança e o bem-estar da comunidade", definiu.
O comandante da Brigada Militar (BM) de Campo Bom, Capitão Tiago Reimann da Silveira, apresentou números que demonstram a queda da criminalidade na região. “Comparando o mesmo período do ano passado, tivemos uma queda em crimes de roubo e furto de 32%. Em roubo de veículos a queda foi de 20%. Sabemos que essa é uma região complicada por ser fronteira do município, mas enfatizo que a BM desenvolve sua linha de trabalho baseada em números, por isso é fundamental que, caso ocorra algum crime, o mesmo seja registrado. Dessa forma, de posse das estatísticas, podemos montar a estratégia mais eficaz de combate à criminalidade”, destacou o capitão Reimann. O comandante da BM também enfatizou ainda que o telefone 190 deve ser o canal para comunicação de crimes em primeira instancia e que o uso de grupos de Whatsapp para alertar a comunidade de possíveis riscos deve ser uma ação secundária.
No início da reunião, o vereador Alexandre Hoffmeister, presidente da Comissão Especial de Análise e Estudo sobre Segurança Pública, reforçou o objetivo do encontro e da aproximação entre autoridades e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário