Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Pilates clínico: uma nova opção para saúde dos campo-bonenses

Os pacientes campo-bonenses contam agora com mais uma opção para melhorar a sua saúde, com as aulas de pilates clínico. Realizada a cerca de dois meses no Ginásio de Esportes do Centro de Educação Integrada (CEI), a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atende cerca de 40 pessoas que foram encaminhadas pela rede municipal de saúde. As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, na parte da tarde, com duração de 45 minutos cada sessão.
Segundo a secretária de Saúde Suzana Ambros Pereira as aulas são exclusivas para moradores da cidade. "O pilates clínico é direcionado para pessoas que possuem recomendação médica, ou seja, que tenham passado por atendimento em uma unidade básica de saúde e, havendo a necessidade da prática, recebam o encaminhamento/agendamento que é feito através da Central de Marcação", explica a secretária.
O pilates clínico é orientado pelo fisioterapeuta Adonar Schmidt e, diferente do pilates tradicional, esse é voltado para pessoas que necessitam cuidados específicos (como problemas na coluna vertebral, torções musculares, problemas de mobilidade, etc), ajudando na reabilitação do paciente. Com base na avaliação, é montada, individualmente, um programa de exercícios de pequeno, médio e longo prazo, assim como, é definida a frequência de aulas/sessões realizadas por semana.
Pilates é um método, criado por volta de 1920 por Joseph Pilates, que trabalha a mente e o corpo, em conjunto, possuindo alguns princípios básicos: concentração, controle, centralização, precisão e respiração.
Foto: Patricia Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário