Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Conhecidas as novas prendas do RS

Tradição, talento, emoção e solidariedade marcaram o 48° Ciranda Cultural de Prendas que ocorreu em Campo Bom, nos dias 17, 18 e 19 de maio. Uma das realizações culturais mais importantes do nosso Estado, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em parceria com o CTG M´Bororé e apoio da Prefeitura, trouxe a cidade a energia dos pampas e o carisma de todas as querências, reunindo um público de mais de 3 mil pessoas. 
Entre provas teóricas e artísticas, as 73 prendas concorreram nas categorias mirins, juvenil e adulta, mostrando todo seu talento, vindas de várias regiões do RS. O evento, que iniciou na última quinta-feira 17, com uma bênção religiosa e a despedida do prendado 2017 no CTG M’Bororé, seguiu nos dias seguintes com as atividades decorrentes das provas, no Complexo CEI, onde aconteceu a abertura Oficial que foi marcada pelo gesto solidário das prendas, com a doação de cabelo para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom.
As prendas, que tinham os títulos oficiais do Rio Grande do Sul de 1°, 2° e 3° prenda das categorias mirins, juvenil e adulta do ano de 2017, cortaram parte de seus cabelos compridos em um gesto de solidariedade, tornando o momento ainda mais emocionante para todos os que estiveram presente no Teatro Marlise Saueressig, na noite de sexta-feira, 18.
“Foi uma grande responsabilidade mas, principalmente, um grande orgulho para nós recebermos pela 1° vez este que é um dos movimentos mais importantes do tradicionalismo gaúcho”, afirma o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, que lembra a importância e o orgulho para a cidade de ter como 1° Prenda Adulta  de 2017 Renata da Silva e a 1° Prenda Mirim Cecília Scholtz que representaram Campo Bom pelo CTG M’Bororé, deixando seu nome registrado na história cultural do Estado.
“A Ciranda Cultural de Prendas, não é apenas um evento de disputa interna dentro do MTG, sabemos que as prendas formam uma grande família com a troca de aprendizado e cultura, sendo uma forma saudável de despertar nas crianças e adolescentes o gosto pelas tradições”, ressaltou Orsi.
O presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro falou da caminhada que tiveram para que o Evento pudesse acontecer, agradecendo as autoridades locais e aos coordenadores regionais e conselheiros, voluntários e a todos que colaboraram com o evento. Falou também sobre o gesto das meninas em doarem seus cabelos, servindo de referência para uma sociedade melhor. “Parabéns a vocês que tiveram a coragem e o entendimento de estender a sociedade um gesto que a comunidade possa ler, compreender e praticar o bem”, disse Callegaro.

Confira o resultado com as novas representantes do Estado

Categoria adulta
1º Lugar: Jéssica Thaís Herrera – CTG Tropilha Farrapa – Lajeado – 24ª RT
2º Lugar: Ana Maria Kolling Lamarque – CTG Querência Crioula – Giruá – 3ª RT
3º Lugar: Tamara Trentini Rigo – CTG Pousada dos Tropeiros – Santo Antônio do Palma – 7ª RT

Categoria juvenil
1º Lugar: Cristina Kunzler Diemer – CTG Missioneiro dos Pampas – Três Passos – 20 RT
2º Lugar: Nathalia Yasmin Gregoski – CTG Dom Luiz Felipe de Nadal – Passo Fundo – 7ª RT
3º Lugar: Tayline Alves Manganeli – CTG Pedro Telles Tourem- São Francisco de Assis – 10ª RT

Categoria mirim
1º Lugar: Letícia Soriano Coelho da Silva – 35 CTG – Porto Alegre – 1ª RT
2º Lugar: Antônia Cardoso Gracióli Arend – CTG Sentinela da Querência – Santa Maria – 13ª RT
3º Lugar: Ester Belegante Nervo – PL Pai João – Água Santa – 7ª RT  
Foto: Deivis Bueno/MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário