Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Salas temáticas trazem inovação para o ensino em Campo Bom

Aprender passou a ser muito mais atrativo para os 598 estudantes de 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rui Barbosa, no bairro Metzler, em Campo Bom. Com a implantação das salas temáticas, os alunos têm estado mais atentos, organizados e mergulhados em um universo de aprendizagem desde que o novo sistema de ensino foi desenvolvido no início deste ano letivo.
Na Emef Rui Barbosa, unir conteúdos com criatividade, proporcionando um ambiente de ensino de acordo com a matéria dada por cada professor, tem sido uma ótima maneira de abordar os conteúdos. Para isso, as salas temáticas são decoradas/preparadas de acordo com cada matéria. As paredes brancas ficaram para trás, dando lugar a um cenário inspirador para que os alunos possam não apenas absorver melhor os conteúdos, mas se sentirem dentro da própria disciplina. Mudando ainda a dinâmica tradicional das aulas, agora são os alunos que trocam de sala na mudança de período/matéria, ao invés do professor.
Para a aluna Manuela Lisboa, 13 anos, estudante da 8°série, que tem matemática e inglês como suas matérias prediletas, essa troca de sala a cada período foi muito positiva. “Acaba que a gente não fica só sentado na sala e essa troca dá mais disposição, nos deixa mais atentos”, afirma a estudante.
A ideia de transformar as salas em um ambiente temático teve o apoio da secretária de Educação Simone Schneider e, a partir de fevereiro deste ano, o trabalho passou a ser realizado nas 11 salas da escola. “Esta é uma proposta inovadora na rede municipal para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e da qualidade de ensino”, afirma a secretária.
 “Neste primeiro momento as salas temáticas do Rui Barbosa são parte um teste piloto. Outras escolas do município demonstraram interesse pela ideia, mas depende de uma avaliação, para que a qualidade da proposta se mantenha a mesma, pois é preciso de espaço para que se possa trabalhar a proposta. Como este ano é um ano teste das salas temáticas, tudo será avaliado, desde a entrada do aluno nessa ideia oferecida pela escola e qual foi o progresso adquirido’, destaca Simone.
Para a coordenadora de ensino Lizandra Patricia Gottlieb, as salas temáticas são muito mais do que cartazes nas paredes, são fruto de um trabalhado na forma de abordagem de conteúdos com os professores, que antes de inserir as salas temáticas, se prepararam para levar aos alunos a melhor forma de abordar as disciplinas. “Não é apenas colar um monte de cartaz de geografia na parede, é preciso ter uma dinâmica diferente em sala de aula”, diz Lizandra.
Do 1° ao 5° ano, os alunos têm a sala base deles, fazendo a troca nas aulas de Música e Educação Física, já para os alunos do 6° ao 9° ano, a troca de sala é frequente de acordo com as matérias da sua série. Para a professora Melissa Ellwanger, que dá aula de português para o 9° ano, a proposta é inovadora e importante, pois os alunos tem acesso aos diferentes materiais da mesma disciplina em sala de aula, facilitando assim o aprendizado do aluno.
A Emef Rui Barbosa vem se destacando na qualidade de ensino. Em 2016, a escola foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do RS com o Prêmio Leonel Brizola, pelo destaque em educação. Em 2018 a escola foi homenageada pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha como instituição destaque na aprovação de alunos.
Foto: Patricia Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário