Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Fórum debateu turismo em Campo Bom


Aproximar os poderes públicos, comunidade, atores e segmentos interessados em fomentar o debate e definir estratégias que visem o desenvolvimento do setor de turismo na cidade. Essa foi a ideia do 1° Fórum de Turismo de Campo Bom, ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através do Departamento de Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, realizada na noite de quarta-feira, 9, no Clube Oriente.
O evento contou com a palestra de Beatriz Paulus, que preside a Associação de Turismo da Serra Gaúcha Nordeste (Atuaserra), e que apresentou o caso exitoso da região no fomento do turismo. Beatriz demonstrou como uma aprofundada pesquisa das características da essência dos moradores do interior ajudou a formatar ideias que geraram ações como a Maria Fumaça e Os Caminhos de Pedra, que hoje marcam a região como uma potência turística do enoturismo (turismo da uva e do vinho).
O prefeito Luciano Orsi destacou que esse primeiro Fórum de Turismo foi um passo importante para fomentar o debate de ideias e a mudança. "Somente através da união poderemos discutir as prioridades e necessidades desta área e, consequentemente, planejar e executar projetos para o desenvolvimento do turismo na cidade. Isso é essencial para Campo Bom, pois a máquina do turismo é muito forte, movimenta a economia, gera receita, trabalho e renda", destacou Orsi.
Durante o evento, a turismóloga da Sedetur Juliana Kroetz também apresentou o Plano Municipal de Turismo, um documento, que alinha as políticas públicas e trabalhos do setor privado e que nortearão as ações nos próximos anos. Esse Plano servirá para o desenvolvimento turístico local, aliando as ações e estratégias municipais com as Estaduais e do Governo Federal através do Ministério do Turismo e do Plano Nacional de Turismo 2018-2022. Após a explanação, foi feito o convite para que os participantes estejam presentes no grupo de trabalho que discutirá o Plano Municipal de Turismo, que deve ocorrer ainda no mês de maio.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário