Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Programação e preparativos para Ciranda Estadual de Prendas

Campo Bom se prepara para receber na próxima semana um dos maiores eventos culturais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com a realização da 48ª Ciranda Estadual de Prendas do Rio Grande do Sul.
Na tarde desta sexta-feira, 11, o prefeito Luciano Orsi, junto da organização do evento, apresentou em coletiva realizada no Centro Administrativo, a programação e os preparativos que estão sendo tomados para garantir o sucesso do evento, que acontece entre os dias 17 e 19 de maio, e que reunirá 74 prendas candidatas que irão disputar o 1º, 2º e 3º lugar nas categorias mirim, juvenil e adulta.
A expectativa dos organizadores é que a Ciranda reúna um público de 3 mil pessoas, tendo como palcos o CTG M’Bororé e o Complexo CEI. As candidatas representarão 29 das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado, concorrendo em provas artísticas, orais culturais e folclóricas por um dos nove títulos, em busca do tão sonhado posto de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, que atualmente pertence a Campo Bom, com a prenda Renata da Silva, do CTG M’Bororé. O evento é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em parceria com o CTG M'Bororé, a Prefeitura de Campo Bom e a 30ª Região Tradicionalista.
O prefeito Luciano Orsi destacou que a Prefeitura tem dado todo o suporte necessário para a realização do evento, principalmente através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria de Educação e Cultura. “Durante a Ciranda, Campo Bom vai se tornar na capital do tradicionalismo gaúcho. Além da valorização da cultura, o evento também envolve o setor de turismo da cidade, pois nossa previsão é de receber muitos visitantes. Temos a certeza que será um grande evento, que levará o nome de Campo Bom para todos os rincões do Estado e para todos os cantos do mundo onde houver um CTG”, afirma Orsi.
O presidente do MTG Nairoli Antunes Callegaro destacou que é esperado um evento de muita união, paz e celebração a cultura gaúcha. “Estamos vendo a forma harmoniosa como a Prefeitura, o CTG M’Bororé e todas entidades parceiras estão se preparando e se empenhando para promover esse que é um grande momento do tradicionalismo gaúcha, que contará com representantes de todas as querências”, definiu Callegaro.
Também estiveram presentes na coletiva a atual 1º Prenda Adulta do RS, Renata da Silva, o coordenador do 30º RT, Carlos Moser, o patrão do CTG M’Bororé Leandro Silva, e o titular da Sedetur, Henrique Scholz.
O concurso tem como objetivo despertar nas jovens o gosto pelas tradições e estimular sua gradativa e natural integração no meio tradicionalista. Conforme o MTG, a atividade também estimula na juventude a participação mais efetiva na entidade, colaborando na organização e realização de eventos socioculturais e projetos desenvolvidos pelo MTG.
Programação
17/05 – Quinta-feira CTG M’Bororé
14h - Recepção das Delegações das Regiões Tradicionalistas
15h30 - Atividades com as prendas participantes, pais e acompanhantes
19h - Bênção religiosa
20h - Despedidas das prendas do Rio Grande do Sul gestão 2017/2018
21h - Jantar
18/05 – Sexta-feira - Complexo Cultural do CEI
8h30 – Prova escrita
9h às 12h – Montagem da Mostra Folclórica
13h30 – Avaliação da Mostra Folclórica
20h30 – Sessão solene de instalação da 48° Ciranda Cultural de Prendas
19/05 – Sábado – Complexo Cultural do CEI
8h30 - Avaliação Oral e Artística
22h30- Fandango de resultado da 48° Ciranda Cultural de Prendas
Foto: Eder Zucolotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário