Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Campo Bom deverá implantar Gabinete de Gestão Integrada

Integrar de forma concisa, direta e efetiva os diversos órgãos municipais promotores da segurança pública, a fim de desenvolver políticas, estratégias e ações na área de segurança. Essa é a ideia que fundamenta o Projeto de Lei de criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que foi encaminhado pela Administração Municipal para a Câmara de Vereadores. Os detalhes do projeto foram apresentados pelo prefeito Luciano Orsi em uma reunião realizada em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 10, para representantes do Legislativo municipal, Brigada Militar, Consepro, entre outros membros das 17 entidades envolvidas direta ou indiretamente na segurança pública da cidade e que farão parte do CGI-M.
O novo órgão de assessoramento, ligado ao Gabinete do Prefeito, deve facilitar discussões integradas, permitindo à Prefeitura envolver, sem hierarquia e burocracia, instituições de todos os poderes e esferas para a definição conjunta de protocolos de atuação através de reuniões periódicas para discutir a melhoria, a eficiência e a qualidade da segurança na cidade.
Orsi, que será o coordenador do GGI-M, destaca que com a criação do Gabinete, o município torna mais ágil e eficaz a comunicação entre esses órgãos, garantindo ações mais rápidas de prevenção e repressão qualificada da violência e da criminalidade. “Sabemos que a segurança é uma prerrogativa predominantemente do Estado, mas, como os governos estadual e federal não estão suprindo a necessidade de promover a segurança, nos vimos na obrigação de agir no intuito de utilizar a logística disponível e, de posse desse conhecimento integrado, desenvolver ações de combate e prevenção a violência pois, nosso intuito maior é de levar segurança e tranquilidade para a comunidade”, define o chefe do executivo. Orsi destaca ainda que a criação do órgão também pode ser um facilitador para a prospecção de recursos na área de segurança junto ao Governo Federal.
Fabiano Feldes, que esteve à frente do Departamento de Trânsito entre janeiro de 2017 e março deste ano, deve assumir o cargo de secretário-executivo do CGI-M. “Trata-se de um órgão colegiado que irá gerenciar ações coordenadas e articuladas de combate ao crime e a violência, juntando numa só mesa todos os atores responsáveis por vários órgãos estratégicos da cidade na área de segurança”, define Feldes. O secretário-executivo destaca ainda que o cercamento eletrônico da cidade, a ampliação do Policiamento Comunitário e a busca de mais efetivo policial para a cidade são algumas das ações em pauta, que já foram tratadas com representações institucionais e comunitárias.
O GGI será composto por representantes, titulares e suplentes das seguintes instituições: Poder Executivo Municipal, na condição de Coordenador; Poder Legislativo Municipal; Secretaria Municipal da Assistência Social; Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito; Coordenadoria Municipal de Defesa Civil; Coordenadoria Municipal do Departamento de Trânsito; Conselho Tutelar; Brigada Militar, responsável pelo policiamento ostensivo geral; Brigada Militar, responsável pelo policiamento rodoviário; Corpo de Bombeiros Militar do RGS, responsável pelas atividades de prevenção e combate a incêndios; Delegado de Polícia local; Clube de Diretores Lojistas -  CDL – Campo Bom; Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Campo Bom -  Consepro; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Representação de Campo Bom; Associação Comercial, Industrial e de Serviços em Campo Bom; Associações de bairro do município; e Sociedade Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário